Os frades capuchinhos realizaram uma exposição fotográfica e de objetos pessoais de frei Damião de Bozzano "O Apóstolo do Nordeste", no convento de Caruaru durante os dias 03, 04 de novembro. Ainda no sábado (03) às 19h30, foi realizada Missa solene presidida por Dom Bernardino Marchió bispo da Diocese de Caruaru. Este evento é em comemoração ao aniversário natalício do frade capuchinho que se vivo estivesse estaria com 114 anos. Frei Damião nasceu no dia 05 de novembro de 1898 em Bozzano, município de Massarosa, na Província italiana de Lucca.
Caruaru foi escolhida pela Província Capuchinha do Nordeste do Brasil – PRONEB, para ser construído um Memorial a Frei Damião de Bozzano. Localizado as margens da BR 104, na Vila Juriti, em um terreno de 40 hectares, também abrigara o tumulo definitivo para o “Santo”, que hoje ainda encontra-se no convento de São Félix de Cantalice no bairro do Pina em Recife, local pequeno para acolher o grande número de romeiros e visitante que todos os anos, desde sua morte visitam seu tumulo.
O processo de beatificação e canonização foi aberto em 2003, após 5 anos de sua morte e concluído em sua fase da Arquidiocese de Olinda e Recife 27 de maio de 2012. Foi enviado ao Vaticano para analise na Congregação da Causa dos Santos, pelo vice-postulador Frei Jociel Gomes e o postulador geral em Roma na Itália Frei Florio Tessari. Agora é aguardar o Vaticano se pronunciar após analise dos documentos o reconhecimento oficial (pois para o povo do nordeste frei Damião já é) Santo. Espera-se para os próximos dois anos o anuncio pelo Papa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário