Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

quarta-feira, 13 de abril de 2011

RIO GRANDE DO SUL GANHA TRÊS ARQUIDIOCESES

Cidade do Vaticano, 13 abr (RV) - O Estado possuía apenas a Arquidiocese de Porto Alegre, que congregava 16 dioceses e era uma das maiores do mundo, com 13,5 mil quilômetros quadrados.

O Papa anunciou hoje a criação das Arquidioceses de Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas.

Com a mudança, a Arquidiocese de Santa Maria vai englobar as dioceses de Uruguaiana, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Santo Ângelo.

Passo Fundo terá Frederico Westphalen, Erechim e Vacaria, enquanto Pelotas recebe Rio Grande e Bagé.

Com o desmembramento, a Província Eclesiástica de Porto Alegre conserva as dioceses sufragâneas de Montenegro, Caxias do Sul, Osório e Novo Hamburgo.

Os arcebispos das novas arquidioceses serão os bispos que atualmente já dirigem as dioceses.

Em Santa Maria, será Dom Hélio Adelar Rubert; em Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, e em Passo Fundo, Dom Ercílio Simon. Os três devem vir a Roma no dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, receber o pálio metropolitano das mãos do pontífice. 

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro