Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

terça-feira, 12 de abril de 2011

CNBB lança site Lectionautas Brasil


lectionautasbrasilFoi lançado na sexta-feira, 8, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o site do Projeto Lectionautas Brasil.  Trata-se de um programa para internautas jovens que oferece itinenários e instrumentos para capacitá-los a serem discípulos e missionários mediante a escuta e anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina [Leitura Orante], adaptada à linguagem jovem.
cecilia_rover_biblia“Queremos que os jovens, que se encontram cada vez mais conectados à internet, se conectem também com a Palavra de Deus através da Leitura Orante que é oferecida a todos os jovens em mais de 20 países; o Projeto Lectionautas, uma espécie de leitura orante para internautas, é um programa servido pelo Centro Bíblico Latino Americano (Cebipal) que quer ser um instrumento de evangelização através da internet, ou seja, fazer com que os jovens que utilizam este meio usem o site para evangelizar”, explicou a assessora da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, Cecília Rover.
“A Leitura Orante quer, através dos seus passos, fazer com que o jovem e qualquer pessoa que pratica o método encontre a verdadeira Palavra Viva que é Jesus. Esse texto quer nos fazer chegar à pessoa de Jesus e possibilitar o encontro e a transformação na vida das pessoas”, completou Cecília sobre o método.
No site Lectionautas Brasil o internauta terá acesso a conteúdo bíblico formativo. Todos os domingos haverá material para a Leitura Orante e estará disponível sempre às quartas-feiras; presentes também na página links com notícias do site da CNBB e Liturgia Diária. Destaque para as orientações, arquivos explicativos sobre o Projeto, o Congresso Brasileiro de Animação Bíblico de Pastoral e a exortação do papa Bento XVI que pede aos jovens aprofundamento na Palavra de Deus.
Leitura Orante e Lectio Divina
A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é tão antiga quanto o cristianismo. Surgiu no século XIII com o monge Guigo, nos quatro passos preservados até hoje: leitura, oração, meditação e contemplação. A Leitura tem por objetivo ajudar a pessoa a realizar e viver o seu encontro pessoal com Jesus Cristo a partir desses passos.
Em 2007, pela primeira vez, um documento oficial do magistério da Igreja Latino Americana reconheceu o método sistematizado da Leitura Orante da Bíblia. De acordo com o Documento de Aparecida, a Lectio Divina é um “novo modo de formar discípulos e missionários de Jesus”. O método ficou muito tempo restrito aos mosteiros e hoje, com o avanço da internet, tem ganhado notoriedade e espaço junto aos jovens.
Postar um comentário

Planeta Brasileiro