Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Regional NE4 da CNBB discute Comunicação, evangelização e novas tecnologias da informação


oficinascomunicao05O Encontro de Comunicação do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) que aconteceu no fim de semana, dias 8 a 10, em Teresina (PI), reuniu mais de 70 participantes. Durante os três dias eles discutiram o tema “Comunicação e Evangelização”. O evento destacou também a importância do uso das novas tecnologias de comunicação.
domplinioO bispo de Picos (PI), dom Plínio José Luz da Silva, apontou a importância do encontro para o Regional e lembrou o compromisso da Igreja com a comunicação. “Queremos que nossa comunicação, a partir de nossa experiência de Igreja, chegue a todos os povos’, disse o bispo, que é o responsável pela comunicação no Regional. “Que nossa Igreja seja comunicadora da verdade, usando os meios [de comunicação social]”, finalizou.
Durante o encontro houve uma mesa-redonda com o assessor de imprensa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Geraldo Martins Dias; a assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, irmã Elide Fogolari; e a editora-chefe do Jornal Bom dia Piauí, da TV Clube, com as temáticas “45º Dia Mundial de Comunicação” e “Relação entre Notícia e Igreja”.
geraldo_padre_encontroPadre Geraldo destacou, durante a mesa, o papel da autenticidade e da verdade no uso das redes sociais, bem como a preocupação do papa com a questão. “A comunicação tem como base isso: autenticidade e verdade. Quem usa as redes sociais só comunica se tiver os dois elementos como parâmetros, o que nos faz pensar, portanto, na ética que deve prevalecer e acompanhar o comunicador”, disse o assessor de imprensa. O momento foi mediado pelo diácono Carlos Danilo, da diocese de Picos.
Ainda no encontro, houve oficinas de rádio, internet, produção de notícias e comunicação e liturgia. As principais dúvidas foram esclarecidas pelos monitores durante os trabalhos. Irmã Elide aproveitou o evento e convidou os participantes para o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 22 de julho, na PUC-Rio.
Comunicação e Evangelização
Principal tema do Encontro foi ministrado por padre Geraldo. Ele provocou os participantes [agentes de pastoral, sacerdotes, seminaristas e leigos] para a necessidade de fazer comunicação e evangelizar de maneira transformadora, a partir da mudança interior e provocada pela abertura para os ensinamentos de Jesus, consciente, e refletida sobre a nova cultura que se instaura nos meios de comunicação.
comunicacao_encontro_ne4Ainda na sua exposição, Martins convocou os participantes a não se intimidarem com uso das novas tecnologias da comunicação. “Vocês devem fazer uso das novas ferramentas partilhando esperança e promovendo a renovação”, disse o assessor. No encerramento do evento os cursistas receberam seus certificados de participação.

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro