Conforme costume, em cada terceiro domingo de cada mês os frades capuchinhos realizam celebração eucarística, no terreno onde será edificado o Memorial Frei Damião. Os devotos de Frei Damião saem em caminhada, às 6h, do Convento dos Capuchinhos em direção ao local do futuro Memorial, percorrem avenidas e a BR-104, com orações, cantos e reza do terço.
O Frei Lopes é responsável pela animação e dinamização da caminhada de fé realizada pelos devotos do Apóstolo do Nordeste.
Atualmente, os restos mortais de Frei Damião estão no Convento São Félix, no Pina, em Recife. Após a construção do Memorial, os objetos que pertenceram ao Frei Damião, e seus restos mortais serão transferidos definitivamente para o Memorial dedicado ao Apóstolo do Nordeste.
É crescente a participação dos devotos nas missas e eventos promovidos pelos frades capuchinhos. Fé, cultura e devoção popular são características marcantes das celebrações realizadas. Adultos, jovens, crianças e idosos marcam presença e expressam a fé no capuchinho, o qual contribuiu com a formação religiosa e evangelização de milhares de católicos em todo o Nordeste.
Neste mês de dezembro, dia 16, o Frei Dimas Marleno, às 9h, presidiu a celebração eucarística, concelebrada pelo Frei Lopes. Antes do início da missa, os frades atendem a confissões. Os frades capuchinhos dão continuidade a evangelização dos fieis e são comprometidos na divulgação da causa Frei Damião.
Os frades capuchinhos convidam todos os católicos a também participarem da missa e caminhada de fé, oportunidade de vivência autêntica da crença em Frei Damião. São inúmeros testemunhos e relatos de pessoas que recordam os seus conselhos e ensinamentos e buscam vivê-los no cotidiano.
Fonte: Pascom da Diocese de Caruaru
Paula Duarte
Nenhum comentário:
Postar um comentário