Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

2013: padre orienta fiéis para o encontro com a Palavra de Deus


Padre Ronicés Queiroz Geber, sjs
Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador


Arquivo pessoal
Padre Ronicés Queiroz Geber é Vigário Paroquial na Paroquia Sainte Anne em Six-Fours Les Plages - França.
Mastigar a Palavra de Deus

Em toda virada de ano existe o costume de fazer bons propósitos, de fazer o bem que não foi feito, e não repetir o mal que foi feito. Muitos pessoas desejam um ano "com muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender". Sei o quanto isso é importante, porém, não esqueçamos  que os bens materiais não são garantia de felicidade.
Ontem recebi um telefonema de uma senhora de 81 anos, que me falou de sua solidão e do seu desejo de suicidar-se. Logo, disse que iria visitá-la o mais rápido possível. No dia seguinte, chegando em sua casa, vi uma miséria muito conhecida aqui na França: a solidão. Com uma bela casa, numa bela cidade da costa azul (côte d'Azur) da França e com um carro na garagem.  Tudo isso não estava preenchendo seu coração, que tem fome e sede de Deus. 

Por isso, insisto que um encontro com Deus é necessário para não esquecermos os bens essenciais da nossa vida, ou seja, os bens que jamais passarão. Nós podemos encontrar Deus em tudo aquilo que Ele criou, pois na obra de sua criação está os traços de sua presença.
Portanto, o propósito que aconselho para esse novo ano que está chegando é: encontrar Deus na sua Palavra, nas leituras da Missa de Domingo. Antes de ir à Missa de Domingo, seria proveitoso conhecer os textos bíblicos, estudá-los e rezá-los. Se fizermos isso, teremos um profundo encontro com Deus na sua Palavra e na Comunhão Eucarística, pois, o Deus que fala é o mesmo que se entrega para entrar em nossas vidas.

Na Missa, sabemos que Jesus está realmente presente em cada partícula da hóstia que se quebra, seria um grande sacrilégio deixa-lá cair por descuido e falta de zelo. Porém, esquecemos que Jesus está também realmente presente em cada "partícula" de sua Palavra, pois Ele é a Palavra que se fez carne. Nenhuma migalha deve cair da mesa do altar e da mesa da Palavra, temos que "mastigar" bem o Livro e o Pão da Vida, só assim, Jesus, Palavra de Deus, será o nosso alimento transformador.

Então, queridos irmãos e irmãs, façamos o propósito de no ano de 2013, lermos durante a semana, as leituras da Missa de Domingo. Como disse, um encontro com Deus é necessário para termos um ano repleto de bênçãos. Enfim, quando esse encontro é preparado pela leitura dos textos e pela oração, vários obstáculos são removidos, e Deus terá livre acesso para fazer de nós, filhos repletos de sua presença. Creio que não há benção maior! Desejo a todos um ano repleto da presença de Deus!

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro