Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

sábado, 22 de dezembro de 2012

Cardeal Dom Odilo Scherer avalia ação da Igreja e deixa mensagem de Natal



Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 19, na Cúria Metropolitana de São Paulo, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, reuniu jornalistas de diversos veículos de imprensa para dar uma mensagem de Natal e avaliar as atividades da Igreja em 2012. 

“Hoje, “Belém é aqui, aqui é Natal!”. Deus é continuamente o “Deus-que-vem” ao nosso encontro, de formas surpreendentes! Diante dele, nós acabamos tomando as mesmas atitudes dos personagens do primeiro Natal. Cabe a nós, acolher ou fechar as portas ... Se temos fé, devemos fazer como os pastores de Belém, que ficaram fascinados com tudo o que viram e ouviram e saíram a contar aos outros. Nós somos as testemunhas de Deus na cidade!”, escreve na mensagem.

O cardeal fez uma avaliação da atuação da Igreja em nível mundial, nacional e arquidiocesano.

Mundo

Dom Odilo destacou como assunto mais relevante para a Igreja Católica este ano o Sínodo dos bispos, realizado em outubro, no Vaticano, e juntamente com isso a abertura do Ano da Fé, que aconteceu no dia 11 do mesmo mês. O arcebispo ainda destacou os dois consistórios que ocorreram ao longo do ano.

O arcebispo afirmou que a Igreja aguarda a exortação pós-sinodal que, provavelmente, virá ao longo de 2013.

Brasil

Para a Igreja no Brasil, dom Odilo disse que a preparação para a Jornada Mundial da Juventude é muita aguardada por todos os fiéis. As celebrações dos 50 anos do Concílio Vaticano 2º mereceram destaque.

Este ano durante a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi criado um fundo comum de ajuda às dioceses mais carentes. Segundo o arcebispo cada diocese contribuirá com 1% do que arrecadar. O valor será destinado, sobretudo para a formação de novos padres.

São Paulo

A elaboração do 11º Plano de Pastoral, “Testemunhas de Jesus Cristo na cidade”, a ordenação de cinco padres e oito diáconos, foi na visão do cardeal as grandes atividades realizadas na Arquidiocese de São Paulo ao longo de 2012.

A Carta Pastoral, “Senhor, aumentai a nossa Fé”, também teve destaque na fala do Arcebispo, motivada pelo Ano da Fé e pela Carta Apostólica “Porta Fidei”, escrita pelo papa Bento 16, a 2º Carta Pastoral quer motivar a Arquidiocese de São Paulo a viver bem o Ano da Fé.

Sociedade

No que se refere à vida da cidade de São Paulo, dom Odilo destacou as eleições municipais e que a Igreja procurou acompanhar naquilo que competia a ela.

Referente a nomeação da nova reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), dom Odilo destacou que houveram reações adversas mas que ele acredita “que as coisas entrarão no seu devido lugar”. O grão-chanceler da Universidade lembrou a pesquisa do Ministério da Educação, publicada recentemente, que coloca a PUC em primeiro lugar entre as melhores universidades particulares de São Paulo e em segundo no mesmo ranking a nível nacional.

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro