Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

terça-feira, 31 de maio de 2011

Regional Nordeste 5 promove curso de formação para agentes da Pascom


A Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) realizou no mês de maio mais um Curso de Formação para os agentes da Pascom. O evento aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral, na diocese de Grajaú (MA), cidade de Barra do Corda.  O curso teve como tema: Radio Jornalismo, e foi assessorado por Ed Wilson Ferreira Araújo, professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na habilitação Rádio e TV. O conteúdo programático incluiu aulas teóricas e atividade práticas sobre redação de noticias e linguagem radiofônica.
O objetivo foi qualificar os agentes da Pascom, afim de que o trabalho da evangelização e transformação social possa atender, a contento, as demandas sociais. Tendo em vista que a formação cristã, teórica e técnica dos comunicadores foi uma das prioridades assumida na ultima assembleia do Regional em 2009, na diocese de Viana (MA), cidade de Santa Inês.
No curso estiveram presentes cinco dioceses: Bacabal, Balsas, Brejo, Coroatá e Grajaú, com a participação de 29 comunicadores. O evento teve inicio no dia 20 com a acolhida dos participantes que chegavam das dioceses. No sábado, 21 foi realizada uma dinâmica de abertura, onde foi construída uma teia de aranha com um barbante, foi observado o grau de comunicação contido em cada participante e a importância do trabalho em equipe.
diograjau2O professor Ed Wilson iniciou o curso com o gênero jornalístico que é o instrumento que dispõe o rádio para atualizar seu público por meio da divulgação, do acompanhamento e da análise dos fatos. Depois foi trabalhado cada gênero jornalístico de acordo com sua necessidade. Os participantes foram divididos em quatro oficinas de gêneros: Sonoplastia, Produção e Edição, Redação e Reportagem.
Ao final do curso foi produzido um programa Rádiojornalistico onde houve a participação de todas as equipes e mais uma vez foi ressaltado a importância do trabalho em equipe para que se possa levar aos ouvintes uma programação de qualidade.
Postar um comentário

Planeta Brasileiro