Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Psicologia e Vocação



A psicologia analítica considera que o sujeito está neurótico quando esse era seu caminho. Quando diante de uma dificuldade que surge não consegue progredir e estanca sua caminhada. Podemos dizer que esta pessoa erra o alvo, não acerta mais sua estrada, ou em outras palavras, não sabe que vocação seguir.
A vocação nesse sentido é acertar o caminho. Para isso é necessário escutar, questionar nossas opções. Um vocacionado – ouvinte das situações – é atento, disposto a perceber os acenos que a vida dá. Não se trata de um trabalho fácil em nossa sociedade. O que o vocacionado precisa compreender primeiro é que sua missão principal nesse mundo é ser humano totalmente. Sua vocação principal é o amor.
As formas de vida existentes na caminhada cristã pode ser uma oportunidade de perceber em qual delas conseguirá realizar mais adequadamente sua vocação. Logo, não existe modo de vida melhor. Ou seja, não existe vocação melhor que outra. Tanto a vida matrimonial ou religiosa, são modos que nos identificamos para realizar aquilo que mais nos toca.
Se você possui um desejo intenso de ter uma família, isso deve ser as dicas da vida. Entretanto, se começa a perceber que sente o desejo de investigar outros estados de vida, como a consagrada religiosa, é necessário conhecer melhor essas possibilidades para não errar o caminho.
Uma vida mais feliz requer o questionamento de nossas decisões. Uma psique sadia é questionadora, pois busca cada dia mais alargar sua consciência nesse mundo, ajudando a estabelecer uma sociedade cada vez mais humana. Realizar-se é humanizar o mundo.

Frei Edson Matias, OFMCap.
Animador Vocacional – Regional MS
Postar um comentário

Planeta Brasileiro