Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

domingo, 5 de janeiro de 2014

Papa Francisco aboliu o título de "Monsenhor" para Padres com menos de 65 anos


Com um novo movimento para reformar o clero e eliminar o carreirismo na Igreja Católica, o papa Francisco aboliu a atribuição dos pontificados de atribuição de "monsenhor" para sacerdotes seculares com idade inferior a 65 anos. A partir de agora (04/01/2014), a única honra papal que será dada aos sacerdotes seculares (sacerdotes, isto é, de uma diocese que não são monges ou frades) será o de capelão de Sua Santidade, uma honra que acabará por ser atribuída somente aos sacerdotes com mais de 65 anos de idade.

O Secretário de Estado anunciou esta notícia para os Núncios Apostólicos ao redor do mundo e pediu-lhes para informar todos os bispos dos respectivos países. (...) Aqueles que têm o título de monsenhor não irão perder.

Na sua decisão, o Papa foi inspirado pelas reformas introduzidas pelo Papa Paulo VI em 1968, na esteira do Concílio Vaticano II. Antes disso, havia até 14 "graus" de Monsenhor. Com Paulo VI foram reduzidos a três: Prothonotary Apostólica, Prelado de Honra de Sua Santidade e Capelão de Sua Santidade. Três prêmios concedidos pelo Papa, sobre a proposta do bispo local, os sacerdotes que têm desempenhado um serviço particularmente valioso para a Igreja. Muitos bispos, no entanto, tendem a usar este título como uma forma de recompensar os sacerdotes fiéis à sua pessoa. Com esta decisão o Papa inicia suas mudanças.



Fonte:

LA STAMPA. Vatican Insider: Il Papa abolisce il titolo di Monsignore per i preti al di sotto dei 65 anni. Disponibile: http://vaticaninsider.lastampa.it/vaticano/dettaglio-articolo/articolo/francesco-francis-francisco-31036/ (04/01/2014).

Blog - Caio Alberto 

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro