Da Redação, com Rádio Vaticano
Os escândalos na Igreja acontecem porque não há relacionamento vivo com Deus e com a sua Palavra. Assim, sacerdotes corruptos, em vez de dar o pão da vida, dão alimento envenenado ao povo santo de Deus. Essa foi a reflexão central do Papa Francisco em sua homilia nesta quinta-feira, 16, na Casa Santa Marta.
Comentando a leitura do dia e o salmo responsorial, que relatam uma dura derrota dos israelitas pelos filisteus, Francisco observou que o povo de Deus naquela época tinha abandonado o Senhor. Não houve uma verdadeira fé em Deus.
Francisco trouxe esta reflexão para os dias de hoje. Segundo ele, este trecho da Escritura faz pensar como é a relação de cada um com Deus.
“Mas o coração está fechado à Palavra! E nos leva a pensar em tantos fracassos da Igreja, em tantos insucessos do povo de Deus simplesmente porque não ouve o Senhor, não procura o Senhor, não se deixa buscar pelo Senhor!”.
O Papa refletiu, então, sobre os escândalos da Igreja, fatos que ele não quis mencionar singularmente, mas reconheceu ser do conhecimento de todos. Nestas situações, conforme ressaltou o Santo Padre, a Palavra de Deus era rara. Padres, bispos e leigos que fracassaram tinham uma posição na Igreja, uma posição de poder ou mesmo de comodidade, mas não tinham a Palavra de Deus.
“Pobre povo! Pobre povo! Não damos de comer o pão da vida; não damos de comer – naqueles casos – a verdade! E damos de comer alimento envenenado, tantas vezes! Peçamos ao Senhor para não esquecermos nunca a Palavra de Deus, que é viva, que entre no nosso coração e não esqueçamos jamais o santo povo fiel de Deus, que nos pede o alimento forte!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário