Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Tem início o Curso de Atualização em Liturgia


Curso_em_Atualizacao_em_Liturgia_JAN2013Teve início em São Paulo (SP), do dia 3 a 25 de janeiro, o Curso de Atualização em Liturgia, promovido pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, com o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento conta com a participação de agentes de Pastoral Litúrgica do Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná.
A finalidade do curso é construir um saber teológico-litúrgico focado na partilha e na busca de caminhos para a liturgia no Brasil, à luz da renovação proposta pelo Concílio Vaticano II e outros pronunciamentos do magistério da Igreja, em particular na América Latina.
Segundo irmã Veronice Fernandes, uma das coordenadoras do curso, a inspiração para a realização do curso foram as comemorações do Concílio Vaticano II. “Neste ano da comemoração do jubileu da Sacrosanctum Concilium é um dom poder dedicar tempo para a formação litúrgica, tão desejada pelo Concílio Vaticano II”.
Para Alex Lopes Figueira, da diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), os participantes vivenciam os ofícios e as experiências oferecidas pelos assessores à luz da Sacrosanctum Concilium e das referências bíblicas, procurando aprofundar o sentido que a liturgia nos oferece nas mais diferentes formas de expressão. “De fato, a formação vem ao encontro a todas as nossas lideranças, trazendo profundas contribuições para o crescimento e o fortalecimento de nossas comunidades”, destacou.
“O curso de Atualização tem sido, até o presente momento, uma grande referência em todos os aspectos e dimensões litúrgicas. Uma baliza para tantas dioceses que buscam uma inteireza litúrgica para suas lideranças na atualidade”, afirmou a participante Marinês Bressan Frandolozo, de Santa Catarina.
Já para o frei Carlos Eduardo Fernandes, a importância de estar num curso como este é perceber o quanto “devemos, sempre, estar em função da verdadeira liturgia da Igreja. Isto deve acontecer para que Cristo apareça sempre e todo fiel se reúna em comunidade para celebrar com Cristo para se cristificar e viver como Ele em sua vida cristã!”, concluiu.
Postar um comentário

Planeta Brasileiro