Nesta primeira sexta-feira (4) de 2013, muitos fiéis levantaram cedo para receber a bênção de São Félix, o primeiro frade da ordem dos Capuchinhos. Na Basílica Nossa Senhora da Penha, no bairro de São José, área central do Recife, serão celebradas seis missas ao longo do dia, e ao fim de cada uma delas os frades concedem a bênção aos religiosos.
Normalmente, a bênção é concedida toda sexta-feira, mas como esta é a primeira de 2013, tem um significado especial. Os religiosos vão à Igreja para agradecer e fazer pedidos neste ano que acaba de começar.
As celebrações vão acontecer às 6h, 7h30, 10h, 12h, 15h e 17h. Na última missa, o monsenhor Lino, vigário-geral da Diocese de Olinda e Recife, vai presidir a celebração para representar o arcebispo Dom Fernando Saburido, que não vai poder estar presente.
O Frei Luiz de França, reitor da Basílica da Penha, explica a importância do Santo para os fiéis. "São Félix é o primeiro frade, lá no começo da nossa ordem de Capuchinhos. Era um irmão leigo, não era sacerdote, e em 2012 e 2013 comemoramos os 300 anos de sua canonização", conta. "Ele é um referencial por sua vida profundamente evangélica dedicada ao povo de Deus", explica Frei França.
A celebração desta data tem a visita especial de uma comitiva italiana. Ainda de acordo com Frei França, dois frades e três leigos vieram vivenciar a primeira bênção do ano no Recife por ser um lugar que concentra grande devoção popular a São Félix.
Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário