Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

sábado, 17 de março de 2012

Raniero Cantalamessa faz sua segunda pregação de Quaresma



Arquivo
Raniero Cantalamessa realiza a segunda das quatro meditações que fará diante do Papa e da Cúria Romana no tempo da Quaresma
O Papa Bento XVI participou na manhã desta sexta-feira,16, com membros da Cúria Romana, da segunda pregação da Quaresma feita pelo Frade Capuchinho, Frei Raniero Cantalamessa. O tema da pregação foi "São Gregório Nazianzeno, Mestre de Fé na Trindade".

Fr. Cantalamessa explicou que os dois máximos mistérios da nossa fé são a Trindade e a encarnação: Deus é uno e trino; Jesus Cristo é Deus e homem. Não se deve pensar em Deus somente como uno, e em Jesus somente como homem. Por isso, é importante voltar às origens, aos Pais da Igreja, não somente para conhecer o conteúdo do dogma no seu estado embrional, mas também para reencontrar a unidade vital entre a fé professada e a fé vivida, entre a "coisa" e a sua "enunciação".

Para os Pais, acrescentou o Pregador da Casa Pontifícia, a Trindade e a unidade de Deus, a dualidade das naturezas e a unidade da pessoa de Cristo não eram verdades a serem decididas ou discutidas nos livros em diálogo com outros livros; eram realidades vitais.

Este ano, em preparação ao Ano da Fé, Fr. Cantalamessa revelou que as quatro meditações da Quaresma serão baseadas nos quatro grandes doutores da Igreja Oriental: Atanásio, Basílio, Gregório Nazianzeno e Gregório de Nissa, para ver o que cada um deles diz sobre os dogmas: a divindade de Cristo, o Espírito Santo, a Trindade e o conhecimento de Deus, respectivamente.
Confira
.: A primeira pregação de Raniero Cantalamessa da Quaresma 2012

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro