Arquivo
No Vaticano, Raniero Cantalamessa conclui o ciclo de pregações sobre a Quaresma.
O pregador da Casa Pontífica, Frei Raniero Cantalamessa, encerrou nesta sexta-feira, 30, o seu ciclo de pregações de Quaresma, que tradicionalmente acontece todos os anos diante do Papa Bento XVI e da Cúria Romana neste tempo litúrgico.
Em sua quarta e última pregação, o frei capuchinho falou sobre o 'Conhecimento de Deus', a partir dos escritos de São Gregório de Nissa.
"Esta última meditação nos aproximamos dos Padres para renovar a nossa fé no objeto principal da mesma, naquele que está comumente entendido pela palavra “acreditar” e segundo o qual separamos as pessoas entre crentes e não crentes: a fé na existência de Deus", ressaltou
Cantalamessa destacou que São Gregório Nazianzeno é o padre da igreja que explica a pedagogia de Deus ao revelar-se a nós.
"A conclusão importante que podemos tirar de tudo isso é que a fé cristã é também monoteísta; os cristãos não renunciaram a fé hebraica em um só Deus, ao contrário a enriqueceram, dando um conteúdo e um senso novo e maravilhoso a esta unidade. Deus é uno, mas não solitário", destacou.
O pregador concluiu trazendo orientações práticas sobre como a razão pode conduzir cada cristão ao caminho mais puro da fé.
"Depois de todas essas considerações, o que resta à nossa mente é elevar-se especulando não somente por acima deste mundo sensível, mas também por acima de si mesmo; e nesta subida Cristo é caminho e porta, Cristo é escada e veículo", concluiu.
Fonte: CN
Nenhum comentário:
Postar um comentário