Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Papas João Paulo II e João XXIII vão se tornar santos, confirma Vaticano

O Papa João Paulo II em 2 de maio de 2001 na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AP)O Papa João Paulo II em 2 de maio de 2001 na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AP)

Os falecidos Papas João Paulo II e João XXIII vão ser canonizados, confirmou o Vaticano nesta sexta-feira (5).
O Vaticano anunciou que o Papa Francisco aprovou, nesta sexta, um decreto que reconhece um segundo milagre atribuído ao pontífice polonês Karol Wojtyla, que nasceu em 1920 e liderou a Igreja Católica entre 1978 e sua morte, em 2005.
O Vaticano confirmou que o Papa João XXIII, que pontificou entre 1958 e 1963, também será santificado.
 Em seu caso, Francisco considerou que a canonização é merecida, apesar de não haver nenhum milagre formalmente atribuído a ele.
As datas das cerimônias de canonização ainda não foram divulgadas.
Segundo milagre
Na terça-feira (2) os cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos aprovaram  o segundo milagre, segundo fontes da Santa Sé.
O caminho rumo à santidade tem várias etapas: a primeira é ser proclamado venerável servo de Deus, a segunda, beato, e a terceira, santo.
Venerável Servo de Deus é o título que se dá para uma pessoa morta que reconhecidamente viveu suas virtudes de maneira heroica.
Para que um venerável seja beatificado é necessário que tenha se produzido um milagre por sua intercessão. Enquanto que para ser canonizado é necessário um segundo milagre. Esse segundo milagre deve ocorrer após a beatificação.
Durante os funerais de João Paulo II, após 27 anos de pontificado, um dos mais longos da história, a multidão gritou "santo subito".
O agora Papa Emérito Bento XVI autorizou a análise de suas virtudes e de sua obra para que fosse declarado bem-aventurado.
Cerimônia única
Segundo fontes religiosas, o Papa Francisco deseja proclamar os dois Papas santos em uma única cerimônia.
O Papa argentino considera João XXIII um "modelo de santidade" por sua simplicidade e bondade.
O italiano Angelo Roncalli (1881-1963) surpreendeu o mundo, na década de 1960, ao convocar um concílio, o Vaticano II, para reformar e modernizar a Igreja.
Primeira encíclica de Francisco
O anúncio das canonizações foi feito no mesmo dia da publicação da primeira encíclica do papado de Francisco.

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro