Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

segunda-feira, 1 de julho de 2013

O que levar para a JMJ? Confira as dicas.

Já começou a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Você já começou a fazer as malas?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que levar para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Veja a seguir as principais dicas, feitas com a ajuda de pessoas que já participaram de outras jornadas.

Se você também tiver outras dicas ou alguma dúvida deixe um comentário!

Veja as principais dicas:


1. Viva bem a Jornada. Ela é uma peregrinação espiritual e isso deve orientar todos os seus passos. Participe atentamente dos eventos, vá às catequeses, se confesse, comungue, ore, adore. Procure realmente se encontrar com Cristo.
2. Seja gentil com todos, procure fazer amigos. Ajude quem estiver precisando, seja generoso.
3. Seja paciente e tenha bom humor. Haverá filas, imensas aglomerações, possíveis dificuldades e tumultos, grandes demoras. A Jornada é uma peregrinação, por isso, certamente inclui alguns sacrifícios e é muito importante saber lidar com isso. O peregrino nem sempre consegue fazer tudo o que gostaria. Contratempos podem acontecer – ofereça as dificuldades e o cansaço a Deus e aproveite a experiência.
4. A Jornada demanda energia, então você precisará se esforçar um pouco. Mas aproveite também para descansar e reconheça seus limites.
5. Alimente-se bem e beba bastante água.
6. Seja gentil com os estrangeiros. Eles vão precisar muito de sua ajuda! Pense como você se sentiria em um país onde você não conhece a língua nem os costumes. Procure falar com eles, entendê-los, orientá-los. Você poderá fazer grandes amigos!


Para a Jornada:

1. Bíblia e terço
2. Bandeira do Brasil
3. Itens para trocar com os peregrinos (chaveiros, pulseiras, broches, canetas, camisas, etc: qualquer coisa que lembre o Brasil faz o maior sucesso entre os estrangeiros; leve também pequenos itens regionais).
4. Se você for ficar em casa de família, não esqueça de levar alguma lembrança para seus anfitriões também.

Roupas

1. Leve apenas o necessário, pois pode ser melhor comprar lá o que faltou do que andar com malas pesadas. Uma possível sugestão bem básica para uma semana é levar 1 muda de roupa completa (camisa, calça ou bermuda, roupa de baixo e meias) para cada dia que você for passar no Rio, lembrando que será difícil lavá-las. Adapte isso conforme a necessidade.
2. Prefira roupas leves, pois mesmo no inverno o Rio de Janeiro é quente.
3. Não esqueça de agasalho, pois à noite e de manhã faz frio e, seja como for, é inverno e o tempo pode mudar.
4. Tênis macio: o peregrino anda muuuito.
5. Boné e lenço para proteger do sol
6. Pijama
7. Chinelo
8. Óculos escuro
9. Capa de chuva e guarda-chuva – nessa época do ano, pode chover

Higiene pessoal

1. Roupa de banho – quem vai ficar em ginásios e escolas poderá ter que tomar banhos coletivos. Vale a pena estar precavido.
2. Toalha de banho e itens de higiene pessoal em tamanhos pequenos, como sabonete, xampu, desodorante, escova de dentes e creme dental, pente, cotonete, etc.
3. Protetor solar é essencial. Lembre-se que grande parte dos eventos será na praia.
4. Remédios básicos como analgésicos, para dor muscular, para estômago, para enjoo.

Para a vigília

1. Saco de dormir, lençol e travesseiro
2. Repelente de insetos
3. Lanterna

Para a viagem

1. Adaptador para tomadas
2. Máquina fotográfica / filmadora (mas tome muito cuidado com elas!)
3. Bloco de anotações e caneta
4. celular e carregador
5. Papel com telefones de emergência (da sua família, da pessoa responsável pelo seu grupo, etc.)
6. Cinto de viagem (para carregar dinheiro dentro da calça e documentos)
7. Cadeados para a mala
8. Documentos
9. Binóculos
10. Saco para guardar as roupas sujas
11. Dinheiro, tanto em espécie como cartão. Os peregrinos que tiverem requisitado na inscrição, terão tickets de transporte e cartão para refeições. Mas pode haver emergências de todo tipo, por isso, é importante estar prevenido.
12. Como sempre há o risco de extravio de malas durante o vôo, leve também uma pequena bagagem de mão e nela coloque os itens mais importantes e caros (documentos e aparelhos), além de uma muda de roupas.


1. Aconselha-se levar mala de acampamento ou de pequeno porte (pequena ou média) visto que no decorrer da jornada a locomoção é via transportes públicos.
2. Camisas ou blusas, uma média de 01 (uma) por dia, pois você sairá pela manhã e só retornará para a hospedagem a noite. O mesmo para roupas íntimas.
3. Duas calças e uma bermuda ou short. (uma das calças poderá ser a que você já estiver usando na hora da viagem!)
4. Um agasalho para frio, pois no Rio de Janeiro é época de frio.

Importante

1. Uma semana antes da viagem, verificar pela internet as condições de tempo, para fazer uma mala com roupas que serão úteis, pois muitas vezes está mais frio/quente que o habitual e assim não se tem surpresas desagradáveis.
2. Esta mala não pode ultrapassar os 23kg(franquia de bagagem). O que passar disso será excesso de bagagem, sendo responsabilidade sua pagar pela diferença.


Peregrinos, inicialmente é isso! Como já informamos,se você tiver outras dicas ou alguma dúvida deixe um comentário!


Por Redação Semana Missionária

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro