Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

sexta-feira, 25 de março de 2011

É urgente a opção pelos jovens, destacam líderanças juvenis




Montagem sobre fotos/Jovens Conectados
Entre os movimentos e novas comunidades, a Canção Nova também estava presente, representada pela missionária Magda Ishikawa
"Podemos colher na imensa riqueza da diversidade gerada pelo Espírito Santo na Igreja a prova viva de que é na unidade que encontramos a força necessária para os desafios deste tempo". Foi com esta motivação que representantes de 28 movimentos, congregações religiosas, organismos e novas comunidades do Brasil elaboraram uma Carta aberta do Encontro Nacional de Coordenadores Juvenis, com o objetivo de se apresentarem para o serviço da evangelização e formação da juventude.
Acesse

A Carta é fruto do Encontro Nacional que foi promovido pelo Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e aconteceu em Natal (RN), no último fim de semana. O documento é direcionado a todos os jovens brasileiros, autoridades civis e religiosas, clero e a todo povo de Deus.
No texto, as lideranças afirmam que querem responder aos desafios da evangelização da juventude, através doDocumento 85 - Evangelização da Juventude e ressaltam que a opção pelos jovens é uma urgência e necessidade da Igreja e precisa acontecer nos mais diversos locais em que a instituição se faz presente.
Ao enfatizar a importância de uma formação consistente e de integração dos diferentes modos de evangelizar, a Carta afirma que é, deste modo, que os jovens serão evangelizados e se tornarão “um” com a Igreja. “É preciso novos métodos, é preciso planejar, é preciso líderes com formações sólidas, é preciso o diálogo na diversidade, é preciso que cada expressão seja mais e mais aquilo que o próprio Deus a chamou a ser, é preciso que a riqueza particular seja riqueza universal”, destaca o documento.
E como gesto concreto, as lideranças estabeleceram compromissos para o próximo triênio:
- Acentuar a participação dos movimentos, congregações religiosas, organismos e novas comunidades nos setores diocesanos da juventude
- Realizar um encontro nacional e bianual das expressões juvenis representadas no evento do último fim de semana
- Estimular o trabalho missionário das congregações e organismos que trabalham com a juventude
- Aprofundar e difundir o estudo do Documento 85 da CNBB nas diversas expressões da juventude.
- Participação na petição para que a Campanha da Fraternidade de 2013 tenha como tema “Fraternidade e Juventude”, com data limite para entrega em 17 de abril
Encontro Nacional de Coordenadores Juvenis
Durante o encontro do fim de semana, os jovens se reuniram para momentos de oração, partilha, escuta da Palavra, oração do Santo Rosário e celebração das Santas Missas.
Além da enorme diversidade cultural do Brasil, assim também ocorre com as expressões de carismas dentro da Igreja. Este foi um dos pontos analisados durante a reunião, em que os representantes puderam se conhecer, identificar a pluralidade de serviços e carismas e destacar que, pela primeira vez no Brasil, 28 expressões de evangelização da juventude estiveram reunidas.
Também foram realizados estudos sobre o Documento 85 da CNBB, tendo o assessor do Setor Juventude, padre Carlos Sávio como facilitador. Foi discutida ainda a realidade dos jovens brasileiros, a resposta do Magistério para o desafio da evangelização juvenil e as linhas de ação que auxiliam em uma evangelização efetiva e aprofundada, além de realizarem uma avaliação sobre o 1º Encontro Nacional de Movimentos Juvenis (ENMJ), que aconteceu em dezembro de 2010. 

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro