Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Sobre qual será o estado de Bento XVI e de suas vestes após a sua demissão?



1. Já foi confirmado que Bento XVI será "emérito" quanto ao ofício de Bispo de Romae de Sucessor de São Pedro, cargos intimamente ligados. Portanto, até o que nos consta, será "Papa emérito", igualmente ao Papa Celestino V, único caso igual ao de Bento XVI.

2. Ele não retomará o título de Cardeal da Santa Igreja Romana. O ministério petrino, do qual ele apenas terá demissão e não deposição, está muitíssimo acima do ministério cardinalício.

3. Continuará a ser intitulado como "Bento XVI".

4. Não, ele não ingressará no próximo conclave para a eleição de seu sucessor.

Portanto, segundo o que nos falou um sacerdote que mora no Vaticano, é certo que:

Ele permanece com o direito ao uso de batina branca com faixa munida do brasão bordado, cujas franjas são douradas, "mozzeta" branca para o período pascal e vermelha para o restante do ano litúrgico. Contudo, como qualquer bispo com direito ao pálio, Bento XVI não o usará mais a partir do próximo dia 28, assim como não fará mais uso do Anel do Pescador, que expressa a titularidade do ministério petrino àquele que o carrega.

____________________

Tudo isto é o que nos consta. Reservamo-nos o direito de possíveis atualizações e correções futuras.
Postar um comentário

Planeta Brasileiro