Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Diocese de Caruaru realiza lançamento de Anuário Diocesano


DSC 0894Na manhã desta quinta-feira (31), com a participação de vários padres do clero diocesano, membros de instituições religiosas, agentes de pastoral, representantes das paróquias, religiosos e religiosas de várias ordens e congregações, a Diocese de Caruaru realizou, no Centro Pastoral Dom Antônio Soares Costa, a primeira reunião diocesana, na qual lançou o Anuário Diocesano, um importante instrumento para facilitar a vida diocesana.
O Anuário possui informações sobre comissões diocesanas, setores, pastorais, movimentos, grupos, relação do clero, institutos religiosos, Seminário e relação das paróquias. Apresenta, ainda, os endereços das instituições a serviço da Igreja, as datas significativas e finaliza com o cronograma diocesano de pastoral 2013, ou seja, o calendário das atividades eclesiais em nível diocesano. Por se tratar de um instrumento que facilita a comunicação entre as pessoas, é de grande importância para a ação evangelizadora diocesana.
O Padre Augusto Fagnê, Coordenador Diocesano do Setor Juventude, abriu o evento com um momento de oração, abordando a temática juventude, apresentou um vídeo destacando as atividades de evangelização da juventude. Em seguida, o Padre Antonio Márcio, Coordenador Diocesano das Campanhas, ofereceu orientações gerais sobre a CF-2013, sobretudo no que se refere à dinamização prática da campanha nas paróquias e comunidades e apresentou um vídeo da realidade da juventude no Brasil, deixando uma mensagem final sobre a campanha deste ano. O Padre Everaldo Fernandes desenvolveu uma palestra com o tema, Juventudes na Paisagem urbana contemporânea, enfatizando os desafios e realidades que precisam de ações concretas de superação.
Houve o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013. Esse ano o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. A Campanha da Fraternidade 2013 será lançada em âmbito nacional na quarta-feira de cinzas, dia 13 de fevereiro.
Como encontro marcava o início das atividades pastorais do ano 2013, o bispo diocesano e os padres aproveitaram a ocasião para articular as atividades de alguns grupos, movimentos, pastorais e institutos de atuação diocesana, entre aos quais se destacaram: Catequese, Infância e Adolescência Missionária, Juventude, Pastoral da Comunicação, Ministério da Palavra e Mosteiro da Escuta entre outros.
Para a solenidade de lançamento do Anuário, Dom Bernardino Marchió, bispo da Diocese de Caruaru-PE, convidou os prefeitos eleitos das cidades de abrangência diocesana. Compareceram: o vice-prefeito de Caruaru, Dr. Jorge Gomes; o Prefeito de Taquaritinga do Norte, Evilávio; o Prefeito de Bezerros, Branquinho; o Prefeito de Ibirajuba, Sandro; o Prefeito de São Caetano, Dr. Neves; o Prefeito de Riacho das Almas, Mário Mota e o Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Dimas Dantas. Com os prefeitos além do Lançamento do Anuário, foram abordados assuntos relacionados a Campanha da Fraternidade, o acordo jurídico da Santa Sé com o Brasil e Jornada Mundial da Juventude. Ao estabelecer diálogo com os prefeitos, Dom Bernardino Marchió abriu um plenário permitindo aos presentes dialogar com os prefeitos e abordar algumas problemáticas. Com essa iniciativa, a Diocese de Caruaru visa encontrar novos caminhos nos quais a Diocese e as prefeituras possam contribuir mais com o serviço e bem do povo, além de tratar de assuntos de interesse da Igreja e da sociedade.
Jerfferson Adelino, responsável pelo planejamento gráfico e diagramação do Anuário, realizou a apresentação da nova edição do Anuário, com muitas novidades no formato paisagem, índice dinâmico e abordagens das diretrizes da ação evangelizadora.Todos os participantes da reunião receberam um exemplar do Anuário diocesano.
A Jornada Mundial da Juventude, evento para o qual a juventude diocesana de Caruaru tem se mobilizado para participar foi criada pelo Papa João Paulo II. O encontro é realizado a cada dois anos. Na última edição da JMJ, em 2011, a cidade de Madri. Em julho de 2013, acontecerá no Rio de Janeiro - RJ. Antecedendo a JMJ, será realizada a Semana Missionária, para a qual, 50 jovens estrangeiros serão recebidos pela diocese e irão desenvolver atividades missionárias.

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro