Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

sábado, 3 de dezembro de 2011

"Sem a Igreja a teologia não corresponde ao dom da fé", diz Papa



Arquivo
'O teólogo é o homem do advento', diz Papa
O Papa Bento XVI recebeu na manhã de sexta-feira, 02, um grupo da Comissão Teológica Internacional por ocasião da Conclusão da Plenária anual realizada pela comissão de 28 de novembro a 2 de dezembro. Durante o encontro, teólogos do mundo inteiro viveram momentos fortes de reflexão sobre os seguintes temas: a questão metodológica na teologia de hoje, a compreenssão do monosteísmo e o significado da Doutrina Social da Igreja.

Durante o discurso, o Santo Padre falou sobre a missão do teólogo como alguém que contribui com a vida e com o Magistério da Igreja.O Pontífice também destacou quais os fundamentos da teologia católica, a qual, segundo ele, seria ineficaz se a mesma não estivesse fundada na fé e na razão.

"Sem a fiel vivência da comunhão com a Igreja e a adesão ao seu magistério, como espaço vital da própria existência, a teologia não conseguiria dar uma adequada razão do dom da fé", salientou.



Por fim, o Papa fez uma prece na qual apresentou Maria como modelo para os teólogos e pediu-lhe a intercessão por todos os 'estudiosos da fé'
"Transmito através de vós o encorajamento a todos os irmãos e irmãs teólogas que estão espalhados nos vários contextos eclesiais, invoco sobre vós a intercessão de Maria, Mulher do Advento e Mãe do Verbo encarnado, a qual é para nós paradigma do reto teologar, o modelo sublime do verdadeiro conhecimento do Filho de Deus.", disse.

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro