Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Vocacionados - O difícil caminho de dizer o "SIM"


    Quando refletimos sobre o compromisso que cada um é chamado a assumir em sua vida, não podemos deixar de recordar um importante personagem bíblico: Moisés.
    Moisés responde com um questionamento, como que relutando: "Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito? (Ex 3, 11).
    De fato, muitos jovens hoje sentem dentro de si o apelo de libertar o povo das injustiças. E, como Moisés, também os jovens se questionam. Portanto, não são situações tão diferentes....
    Através da história de Moisés, muitos poderiam pensar que o chamado é somente para um libertar sociológico, e depositar toda sua confiança nesta libertação. Contudo, Deus não quer apenas a libertação da opressão, das injustiças sociais. Ele quer a libertação do homem na sua totalidade.
    A credito que o medo persiste no jovem quando ele vê a libertação apenas no contexto social. Isso porque a história nos mostra que todos os libertadores passam pelo caminho da morte. Mas tudo se torna diferente se o vocacionado percebe que não está só. "Eu estou com você". (Ex 3,12).  Então ele percebe que seu projeto é parte de outro projeto ( o projeto de Deus) e entende que sua vida pertence a Deus. Há, nessa situação, um salto da qualidade na vocação pessoal, que torna o vocacionado disposto a caminhar sem temores. Os temores existirão no jovem enquanto ele permanecer num projeto de libertação apenas sociológica.
    O caminho de dizer "sim" exige muitas libertações. As libertações começam dentro da pessoa e se estendem para o mudo. Partem de uma microestrutura(o indivíduo) para uma macroestrutura( a história). O desejo de libertação não está presente apenas no jovem, está presente em todo ser humano, que se revolta quando não se senti livre. O não sentir-se livre, porém, já é um passo na tomada de consciência de que cada um deve ser sujeito,agente,ator de sua própria história.

Voc.Vinícius Caíque


Próxima postagem vocacional:
O "sim" envolve um mistério.
fiquem ligados no Blog e confiram a próxima postagem de reflexão vocacional
Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro