Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

QUEM SOU EU? DE ONDE VIM? PARA ONDE VOU?



QUEM SOU EU? Criatura original, criada por Deus para ser feliz. Sou uma riqueza ainda não descoberta. Sou alguém capaz crescer de desabrochar. Sou um tesouro a ser explorado. Sou uma PESSOA. Isso quer dizer que sou feito à imagem e semelhança de Deus, que me criou com muito amor e como centro do universo. (SL 08)

Enquanto não valorizamos a PESSOA, consideraremos as COISAS mais importante que as PESSOAS.

   

A realidade da PESSOA consiste em dois elementos fundamentais: a exterioridade a interioridade.

-EXTERIORIDADE é aquilo que aparece: o TER, o que manifestamos, o que apresentamos.

-INTERIORIDADE é aquilo que é interior: o SER, o que sentimos, o que nem sempre demonstramos,o nosso modo de ser,o nosso querer, o nosso eu.

   

Não podemos esquecer que a interioridade é o mais importante.

A exterioridade tem que ser sinal, expressão dessa interioridade. Cada gesto externo, para ser honesto, leal, deve ser expressão, sinal de uma situação interior. O crescimento interior faz com que o gesto externo, embora o mesmo se enriqueça, se torne mais denso.

 

O crescimento externo não depende de mim, o interno sim, e não tem limite. “Sede perfeitos como vosso Pai celeste e perfeito”, disse Jesus.

Se não procuramos esse crescimento interior estamos morrendo e  transmitindo  morte.

Como é importante percebermos nossa capacidade de crescimento Interior dentro de nossa originalidade… Deus nos criou únicos, originais, e nós fazemos força para sermos “cópias”, “xérox” (modos e modas que nos escravizam).

  

 Lembre-se que na linha do ser PESSOA, o importante é você. Nunca uma decisão deve ser tomada por causa dos outros. Eu é que decido e assumo. Não podemos esquecer, porém, que dentro de nós existe a ambivalência, a ambigüidade.

  

Existe dentro de nós um desejo de crescimento. Ou de uma forma ou de outra, todo mundo deseja crescer (ou mais SER, ou mais TER).

  

O ponto de partida para o crescimento é CONHECER-ME e ACEITAR-ME como sou:

-minha pessoa (físico, intelectual, qualidades, limitações, etc.)

-minha família

-minha história, meu passado, etc.

 

 

Quando Deus criou tudo e tudo deu ao homem, Ele queria dizer que nos amava. Em cada ser da criação devo saber perceber o amor de Deus por mim. “O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração”. Se Deus me ama tanto, se me escolheu na obra da criação para ser PESSOA, Ele me COVIDA a viver de sua Vida e de sua Felicidade. Convida não impõe, deixa livre. O Amor é gratuito.

 

                          

      
"PONTOS PARA REFLEXÃO E ORAÇÃO"

                     

 

1.    Quais são minhas qualidades (dons)? Faça uma relação delas.

2.    Quais são minhas limitações?Faça uma relação delas.

3.    Como me vejo?(Procure fazer um auto-retrato, isto é uma

    descrião de minha pessoa,a mais completa possível,por escrito).

4.    Sinto-me feliz por pertencer a esta família que tenho?Por quê?

5.    O que gostaria de apagar da minha história?

 

6.    Qual foi o fato mais positivo da minha vida?Aquele que me

   deixou mais feliz?

7.    Como você se sente depois dessas reflexões?Por quê?

 

 Leia, Pense e Responda a você mesmo. 

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro