A alma humana é sedenta de um bem absoluto. Um bem que não pode ser tirado, um bem que não é perecível, um bem já adquirido. Por isto nada do que é material satisfaz o homem.
O
homem tem sede de infinito. Um ser finito ter sede do infinito é como
uma formiga desejar beber todo o oceano. Uma formiga por sua natureza
não deseja beber toda a água do oceano. Somente os animais, os insetos,
os vermes é que se contentam com a matéria. Isto mostra que o homem vive
para alcançar um objetivo sobrenatural.
O homem possui duas faculdades principais, que são a inteligência e a vontade.
Inteligência sedenta da Verdade Plena
Falemos primeiro da inteligência: qual é o objetivo da inteligência? Seu objetivo é conhecer.
O
homem durante anos e até mesmo séculos estudou profundamente. Seus
estudos abrangram deste o átomo até os astros do universo. Mas, mesmo
depois disto tudo ele ainda continua insaciado. Ele não pode parar,
pois, pará-lo antes de atingir o infinito é frustrá-lo.
A
inteligência tem sede de luz infinita, de certeza plena, embora seja
finita e limitada. Por isto, a única coisa que pode saciar a
inteligência humana é a Verdade. Deus o criou para conhecê-la.
A
inteligência humana tem sede de verdades eternas, imutáveis. Possui
sede de princípios sólidos e constantes. E somente a Verdade é imutável,
eterna, sólida e constante; e a Verdade é Deus. Por isto é que a fé, e
não a ciência, é que pode dar ao homem esse conhecimento pelo, absoluto,
isento de dúvida.
Vontade sedenta do Amor Pleno
Lembrememo-nos
da vontade, a outra faculdade básica do homem, que é a capacidade de
querer, de amar. O objeto desta faculdade é o bem, o amor.
Enquanto
a inteligência busca a certeza plena, a vontade busca a felicidade
plena, absoluta, imperecível. Por isto, não se satisfaz com o bem
relativo, passageiro, perecível. Estes bens podem até encantar, mas
conquistados, mostram-se insuficientes para saciar a sede da vontade
humana. Somente o amor, que dá a posse de Deus, Bem Pleno e Absoluto,
pode satisfazer a vontade humana
A medida do armor é amar sem medidas - Agostinho |
Aquilo
que é constante faz parte da natureza. Ao observarmos as formigas
sempre trabalhando, dizemos que elas são trabalhadoras; ao observarmos
os pássaros voando, dizemos que são voadores. Ao vermos as pessoas
falando, dizemos que falar faz parte da natureza humana. O mesmo
acontece com a religião, que é uma constante na história da humanidade,
em todas as nações e em todas as épocas. Por isto, a sede de Deus faz
parte da natureza humana. Negar o desejo de se alcançar Deus é agir
contra a própria natureza do homem.
Assim
como uma mulher que se utiliza de meios anticoncepcionais está agindo
contra a natureza, o ateu ao negar a concepção de Deus em seu coração,
também faz o mesmo.
Uma
constante na natureza dos seres criados é desejo de se alimentar. Seria
muito estranho que Deus nos tivesse criado com o desejo pelo alimento,
sem nos dar meios de nos alimentar. Deus nos criou dependentes de
algumas coisas; mas de coisas que existem, que estão ao nosso alcance.
Da mesma forma não poderia ter criado o homem com sede Verdade e
Felicidade Plenas, se elas não estivessem ao seu alcance.
O Alcance da Verdade Plena
Portanto,
Deus oferece ao homem meios de alcançar o que por sua natureza tanto
deseja. Mas embora por nossa limitação possamos alcançar as coisas que
dependemos (alimentos, educação, moradia e etc), a inteligência humana
não é capaz de conhecer sozinha a Verdade que está acima dela. Pode
apenas vislumbrar siluetas da Verdade Absoluta, como fizeram os grandes
pensadores pagãos.
Stº Tomas - Inspirado por Deus |
Assim
como um pai dá a seu filho um brinquedo desejado que não está a seu
alcance, Deus dá ao homem o conhecimento da Verdade, através de Sua
Revelação Divina. Esta Revelação Divina é transmitida por um meio oral e
outro escrito.
A
Sagrada Escritura, por ser veículo da Revelação Divina por meio
escrito, está sujeita a diversas e contraditórias interpretações. Embora
Deus queira anunciar a Verdade também através dela, nela Sua Mensagem
está envolvida em mistério, para que os infiéis não a profanem.
Por isto, a Sagrada Escritura em si, não é suficiente para a posse da Verdade Absoluta e Plena.
Por isto, a Sagrada Escritura em si, não é suficiente para a posse da Verdade Absoluta e Plena.
Também
a Tradição, veículo oral da Revelação Divina, também sozinha não pode
levar ao homem o conhecimento da Verdade, pois com o passar do tempo,
seu conteúdo poderia ser modificado como se fosse um telefone sem fio.
Portanto,
não bastava a Deus Revelar a Verdade ao Homem, sem que lhe desse meios
de manter a integridade de Sua Revelação e meios de transmití-la de
forma correta.
Por
isto, Ele deu ao homem um Magistério que lhe desse essas garantias.
Este Magistério iniciou-se com os Judeus, sob a liderança de Moisés e em
nossos dias é a Igreja Católica que o representa sob a liderança do
Papa (1). Por isto a Igreja é necessária para que o homem tenha posse da
Verdade, objeto da inteligência (2).
O Alcance do Amor Absoluto
Por
suas limitações o homem não é capaz de alcançar e manter o Amor
Absoluto (Sumo Bem), indispensável à sua vontade. Assim como um
recipiente sujo compromete a pureza do líquido que armazena, o homem
falho compromete a manutenção do Amor em sua plenitude.
Somente a Graça de Deus dá capacidade ao homem de encontrar e manter o Amor Pleno.
Por este motivo é que os Sacramentos da Igreja são necessários, pois eles são fontes da graça de Deus, que nos auxiliam na santificação.
Os sacramentos são ações visíveis de uma graça invisível. Por exemplo: o ato que o sacerdote faz ao aspergir água sobre a cabeça de uma criança, é o um ato visível que por detrás dele está a ação invisível do Espírito Santo na regeneração da criança.
Por este motivo é que os Sacramentos da Igreja são necessários, pois eles são fontes da graça de Deus, que nos auxiliam na santificação.
Os sacramentos são ações visíveis de uma graça invisível. Por exemplo: o ato que o sacerdote faz ao aspergir água sobre a cabeça de uma criança, é o um ato visível que por detrás dele está a ação invisível do Espírito Santo na regeneração da criança.
Ao Encontro da Verdadeira Igreja
Por
este motivo a Igreja é necessária, pois é através dela que temos o
conhecimento da Verdade, que tanto nossa inteligência almeja. Por isto
São Paulo escreveu a Timóteo: "A Igreja é a Coluna e o Fundamento da
Verdade" (1Tm 3:15).
E
também é através da Igreja que recebemos os Sacramentos, que nos
auxiliam a alcançar e manter o Amor Pleno. Por isto a Igreja tem que ser
visível para que o homem a encontre e tenha posse de Deus. Mas, a
visibilidade da Igreja não está em seus prédios, mas sim, em sua
estrutura hierárquia, instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Fora deste edifício divinamente instituído, não há Igreja. Esta é a característica que Deus nos deu para sabermos se estamos na Igreja Verdadeira: a Igreja deve ter origem apostólica.
Fora deste edifício divinamente instituído, não há Igreja. Esta é a característica que Deus nos deu para sabermos se estamos na Igreja Verdadeira: a Igreja deve ter origem apostólica.
Possuir
origem apostólica não é crer no que os apóstolos criam, mas sim ter
sido gerada através da sucessão regular dos apóstolos, e manter a
unidade com a hierarquia
. Da mesma forma como não podemos dizer que uma criança é da família "Lima" sem ter sido gerada por esta família, não podemos afirmar que uma igreja é apostólica, sem ter sido gerada através da sucessão regular dos apóstolos e sem manter a unidade com a hierarquia da Igreja.
. Da mesma forma como não podemos dizer que uma criança é da família "Lima" sem ter sido gerada por esta família, não podemos afirmar que uma igreja é apostólica, sem ter sido gerada através da sucessão regular dos apóstolos e sem manter a unidade com a hierarquia da Igreja.
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