Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Em preparação para a JMJ, jovens maristas realizam jornada provincial

PJMCuritiba será palco, nos dias 4 e 5 de junho, de uma grande manifestação juvenil: trata-se da Jornada Provincial Marista das Juventudes, evento promovido pela Instituição Marista e destinado a aproximadamente 650 jovens pertencentes à Pastoral Juvenil Marista (PJM) dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Sua maior atratividade, além da variedade de jovens, será a sua formatação: o encontro consistirá em 24 horas ininterruptas de atividades, a fim de contagiar toda a juventude e não deixar ninguém parado, e contará com diversas atrações.
Sua programação contemplará: oficinas vivenciais de diferentes temáticas juvenis; apresentação do músico Wilson Rocha; exibição teatral com o ator circense Márcio Libar; palestra com Gabriel, O Pensador; debate com personalidades que atuam na construção de um mundo mais fraterno (inclusive com a presença de Gabriel Medina, presidente do Conjuve); momentos de oração e espiritualidade; dentre tantas outras atrações. Além de favorecer as diferentes formas de expressão do jovem marista e comungar com o ano internacional da ONU, esta Jornada possui a finalidade de ser uma preparação para um encontro ainda maior, que acontecerá em Madri, no mês de agosto: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
PJMcartazPara falar da JMJ é preciso retornar à história de alguém que esteve muito à frente de seu tempo: o Papa João Paulo II. Já na década de 80, este santo homem percebeu a importância da relação entre juventude e Igreja, instituindo, em 1985, o Dia Mundial da Juventude. Ainda não satisfeito, ousou ir além: elaborar um evento que reunisse os jovens de todo o planeta para professarem a fé católica. Surgia, assim, a Jornada Mundial da Juventude. De acordo com o próprio pontífice, a JMJ é um grande encontro de jovens de todo o mundo em torno ao Vigário de Cristo, sendo um meio evangelizador a mais da Igreja, que continua anunciando a mensagem de Jesus a todas as gerações.
Muitas Jornadas já foram realizadas ao redor do mundo. Neste ano, a JMJ acontecerá em Madri. Estima-se que dois milhões de católicos aceitem o convite de dedicar uma semana àquele que é caminho, verdade e vida da humanidade. A Instituição Marista também se faz presente na história das Jornadas Mundiais. Em 2008, as três Províncias do Brasil formaram uma delegação com aproximadamente 40 pessoas. Neste ano, houve um acréscimo considerável no número de peregrinos. Ao todo, cerca de 70 jovens, Irmãos e leigos representarão a Instituição nos seis dias de evento. Na verdade, não serão 70, mas setenta vezes sete (Mt 18,22) o número de jovens Maristas que serão representados na Jornada. De alunos a professores, passando por leigos, Irmãos e educandos, todos deverão se sentir parte desta grande aventura!
Jornada Provincial... Jornada Mundial... Certamente serão momentos únicos na escrita da Pastoral da Província Brasil Centro-Sul! E você também é convidado a compor esta história! Acompanhe todas as atividades por meio das redes sociais existentes e faça parte também desta grande festa!
Postar um comentário

Planeta Brasileiro