Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Exposição ressalta invocações marianas do Rio de Janeiro



Arquidiocese do Rio de Janeiro


Arquidiocese do Rio de Janeiro
Exposição ficará aberta até o dia 28 deste mês
Nossa Senhora do Amparo, Nossa Senhora da Conquista, Nossa Senhora do Paraíso, do Perpétuo Socorro, dos Remédios e muitas outras invocações à Virgem Mãe de Deus. Na busca de semear e partilhar a devoção mariana no Rio de Janeiro, o Santuário da Penha organizou neste mês uma exposição sobre os diversos títulos de Nossa Senhora presentes na cidade.

Em 2012, a exposição completou 12 anos de homenagens à Maria Santíssima contribuindo para uma convicção ainda maior das maravilhas realizadas por Ela.

Aberta somente no mês de outubro, durante o período da festa de Nossa Senhora da Penha, a exposição traz 75 quadros com o resumo das diferentes devoções à Virgem Maria.

O trabalho é fruto de uma intensa pesquisa organizada pelo reitor do Santuário Nossa Senhora da Penha, Padre Serafim Fernandes junto de outros trinta voluntários que percorreram as paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro que têm a Santa como padroeira. Padre Serafim esclareceu que o objetivo da mostra é catequético:

"A ideia nasceu de uma constatação que fizemos de que não existia na nossa arquidiocese um livro sobre as invocações marianas; por conseguinte, nós nos propusemos a fazer um trabalho de pesquisa nesse sentido, de fazer um compêndio que contenha todas as invocações de Nossa Senhora na Arquidiocese e, a partir dessa ideia, formamos uma equipe. Essa equipe se organizou de duas em duas pessoas e foi, então, visitar as Igrejas e capelas que têm a invocação de Nossa Senhora, procurou os padres pedindo autorização para fotografar a imagem no local onde ela é venerada e também fez uma pesquisa da origem da devoção naquele local", explicou.

Quem visita o local da exposição pode ver os quadros dispostos em fileira ao longo da sala. As fotos foram tiradas nas próprias paróquias e emolduradas. Padre Serafim afirmou que a devoção mariana está enraizada na cultura e esse afeto filial que o povo brasileiro dedica a Nossa Senhora também contribui para que existam tantas paróquias em honra à Maria.

"A devoção a Nossa Senhora é uma devoção muito enraizada na cultura latina (...) E o povo brasileiro conserva essa devoção, esse afeto filial a Nossa Senhora. Por isso temos muitas invocações de Maria. Estas 75 expostas nos quadros são apenas a nível de Arquidiocese do Rio de Janeiro. No estado do Rio existem mais invocações ainda, no Brasil muitas mais. Eu, há cerca de dois anos, consegui um livro sobre as invocações de Nossa Senhora no Brasil e, segundo o autor, no país existem mais de três mil invocações a Nossa Senhora", disse.

A exposição ficará aberta até o dia 28 de outubro, data do encerramento das festividades de Nossa Senhora da Penha, e voltará em 2013 no inicio da Festa da Padroeira. O conteúdo da pesquisa também está disponível no livro “Nossa Senhora: invocações da Virgem Maria”, a venda no Santuário da Penha.
Postar um comentário

Planeta Brasileiro