Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Evento celebra 50 anos do Concílio Vaticano II


Arquidiocese de Maceió
Auditório do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, Arquidiocese de Maceió. Semana Teológica comemora 50 anos do Concílio Vaticano II.
A Arquidiocese de Maceió promove até a próxima sexta-feira, 10, a Semana Teológica em comemoração aos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II. O evento, que teve início nesta segunda-feira, 6, acontece no auditório do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção.

Acesse
.: CNBB divulga mensagem pelos 50 anos do Concílio Vaticano II 

A primeira conferência tratou sobre o contexto histórico e teológico do Concílio. O Cônego José Kermes Martins, reitor do Seminário, abriu a Semana Teológica dizendo que a mesma se apresenta como “um momento de graça para voltarmos às origens do Vaticano II, e assim aprendermos melhor a ser Igreja”.

Após a fala de abertura, o cônego José Everaldo Rodrigues, doutor em Direito Canônico pela Universidade Lateranense de Roma, discorreu a primeira conferência tendo como tema “O Concílio Vaticano II: um leitura histórico-teológica”. Na ocasião, comentou que “o Concílio Vaticano II foi o evento mais marcante da Igreja no século XX. Com ele, João XXIII evocou um Novo Pentecostes para a Igreja. Assim, não podemos ficar apegados às formas, mas abrirmo-nos para esse novo jeito de ser da identidade da Igreja."

Segundo os organizadores devem passar pelo Seminário nesta Semana Teológica mais de 300 pessoas, entre fiéis das diversas paróquias da Arquidiocese de Maceió, seminaristas e demais pessoas interessadas pelo tema. O evento é gratuito e é realizado  sempre das 8h às 11h30.

Programação
Dia 07 – Tema: “A Dei Verbum e a redescoberta da Palavra de Deus na Vida da Igreja.”
Palestrante: Pe. Epitácio Pereira Palmeira Junior – Doutor em Sagrada Escritura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Dia 08 – Tema: “Lumen Gentium: Uma hermenêutica eclesiológica do Concílio: ruptura ou continuidade?”
Palestrante: Pe. Antônio Lopes Fonseca – Mestre em Teologia Dogmática pela Universidade Gregoriana – Roma.
Dia 09 – Tema: “A Sacrosanctum Concilium: A compreensão e a vivência da liturgia como celebração do Mistério Pascal e como momento histórico da salvação.”
Palestrante: Pe. Roberto Benvindo dos Santos – Mestre em Teologia Litúrgica pela Universidade Santo Anselmo – Roma.
Dia 10 – Tema: “Gaudium et Spes: a renovação conciliar na teologia moral e o diálogo da Igreja com o mundo moderno.”
Palestrante: Pe. Márcio Fabiani Nobre e Silva – Mestre em Teologia Moral pela Universidade Gregoriana – Roma.

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro