Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Bento XVI felicita reabertura da igreja dos carmelitas em Olinda


Igreja do Carmo de Olinda, construída em 1580, é a primeira igreja da Ordem dos Carmelitas erguida na América Latina
Com Missas, fogos e repiques dos sinos da Catedral da Sé, a cidade de Olinda, em Recife, celebrou nessa segunda-feira, 6, o Dia de São Salvador do Mundo, padroeiro da cidade. 

À tarde, foi feita uma procissão pelas principais ruas da Cidade Alta. O cortejo saiu da Igreja de São Pedro Mártir e percorreu várias ruas do sítio histórico. A festa se encerrou às 17h, com uma Missa celebrada pelo arcebispo de Olinda e do Recife, Dom Fernando Saburido.

A cidade, Patrimônio da Humanidade, comemora também a reabertura da Igreja do Carmo - a primeira igreja da Ordem dos Carmelitas erguida na América Latina -, depois de uma reforma que durou seis anos e restaurou, além da arquitetura, o piso, o telhado, o revestimento das paredes e os sistemas hidráulico e de iluminação do templo, construído em 1580.

A festa teve a participação de fiéis e membros da família carmelita de todo o Brasil. Padre Francisco de Sales, vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, em Roma, conta que a presença dos carmelitas na América começou pelo Brasil, com a chegada dos portugueses, o que atribuiu um significado especial aos festejos pela reabertura da igreja.

Para a ocasião, o Papa Bento XVI, enviou à Ordem uma mensagem, incentivando os carmelitas a retomarem o impulso de seu carisma.

“Nós recebemos uma mensagem do Santo Padre que nos incentivou, a partir deste evento, que é simbólico do ponto de vista da nossa presença no continente americano, retomar o impulso do carisma do Carmelo, que é uma marca já muito forte, sobretudo na cultura do nosso povo, através da devoção a Nossa Senhora do Carmo, que sobretudo no Brasil é a segunda maior invocação da Virgem Maria, a quem são dedicadas tantas paróquias, tantos espaços de culto, e principalmente, a presença da devoção a Nossa Senhora do Carmo através do uso do escapulário”, disse padre Francisco.

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro