Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

domingo, 24 de março de 2013

Quem pode ser chamado de "santo"?



Um leitor que se identifica como "Teco" enviou-nos a seguinte mensagem:

"A única pessoa que nasceu como humano e pode ser chamado de santo é Jesus Cristo. Nunca exiistiu niguem que tem o direito de ser chamado de santo além do nosso salvador!

Detalhe: não acredite em coisas que os homens falam, busquem somente a palavra que está na Bíblia sagrada, meus irmãos! ela é a única fonte da revelação!!!!!"


Segue abaixo a nossa resposta:

Prezado Teco, agradecemos por você manifestar objetivamente o seu ponto de vista, para que possamos também esclarecê-lo com toda a objetividade.

Como você deixa muito claro que, no seu entendimento, a Bíblia é a única fonte válida da Revelação Divina para a humanidade, eu lhe vou mostrar bem claramente o que é que a própria Bíblia diz sobre o assunto, e não vou me servir de nenhuma outra referência nessa minha resposta. Vejamos se, - segundo a Bíblia Sagrada, - é verdade que somente a Jesus nós podemos chamar "Santo":

O que diz o Antigo Testamento:

"Chama agora; há alguém que te responda? E para qual dos santos te virarás?" (Jó 5,1)

"E os céus louvarão as tuas maravilhas, ó SENHOR, a tua fidelidade também na congregação dos santos." (Salmos 89,5)

"Até que veio o ancião de dias, e fez justiça aos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino." (Daniel 7,22)

"Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus." (Levítico 20,7)

"E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus." (Levítico 20,26)

"Deus é muito formidável na assembléia dos santos, e para ser reverenciado por todos os que o cercam." (Salmos 89,7)


O que diz o Novo Testamento:

"Todos os santos vos saúdam." (2 Coríntios 13,13)

"E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados." (Mateus 27,52)

"Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade." (Romanos 12,13)

"Saudai a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo vos saúdam." (Filipenses 4,21)

"Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos." (Romanos 15,25)

"Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos." (Filipenses 1,1)

"Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César." (Filipenses 4,22)

"Saudai a todos os vossos chefes e a todos os santos. Os da Itália vos saúdam." (Hebreus 13,24)

"Porquanto está escrito: 'Sede santos, porque eu sou santo'." (1 Pedro 1,16)

"E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva." (Atos 9,41)

"Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão." (Romanos 16,15)

"Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia." (1 Coríntios 16,1)


Encerrando, antes que você argumente que essas citações se referem a pessoas que vivas aqui na Terra, que os santos que morreram estão dormindo, e que falar dos santos no Céu é "idolatria" ou coisa parecida, eu lhe mostro o que a Bíblia diz exatamente sobre isso:

O que diz a Bíblia sobre os santos que já morreram e estão no Céu com Deus:

"E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus." (Apocalipse 8,4)

"Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a fé em Jesus." (Apocalipse 14,12)


Estas passagens se referem precisamente aos santos que estão já no Céu, vivendo na Presença de Deus Pai. Segundo a Bíblia Sagrada, portanto, santo é aquele que, fiel a Deus, cumpre a sua Vontade. No contexto do Novo Testamento, santos são os membros fiéis da Igreja de Cristo. Para saber mais sobre santificação, leia aqui. Para saber o que a Igreja ensina sobre a intercessão dos santos, leia aqui.

* Uma última observação: fiz questão de coletar estas passagens na tradução da Bíblia protestante, a "Almeida Corrigida e Revisada Fiel". Há muitas outras passagens demonstrando que os santos que já morreram para este mundo estão bem vivos e conscientes no Céu, jubilosos ante a Presença de Deus, como por exemplo Mateus 22, 31-33, em que Jesus declara textualmente: “Quanto à ressurreição dos mortos, não tendes visto o que Deus vos declarou? ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? Deus não é Deus de mortos, mas sim de vivos!”. Eu preferi, porém, selecionar apenas aquelas passagens que usam, literalmente, a palavra "santo", porque sei do costume enraizado entre os seguidores da sola scriptura de aceitar somente o texto como se lê "ao pé da letra".

Muito obrigado pela participação, um abraço fraterno, e que a Luz do Senhor Jesus Cristo ilumine o seu discernimento!


P


Read more: http://vozdaigreja.blogspot.com/2002/09/quem-pode-ser-chamado-de-santo.html#ixzz2Idle1GrL

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro