Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bispos do Conselho Permanente participam do lançamento do livro do Núncio Apostólico na CNBB



lancamentobisposnuncioNem a chuva forte em Brasília conseguiu estragar a cerimônia de lançamento do mais novo livro do núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, na noite de ontem, 26, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. Intitulado “Ação e Missão – Um Itinerário Eclesial no Brasil”, a obra pontua o trabalho do núncio de representar o Santo Padre no Brasil. No ato do lançamento, toda a renda foi revertida aos religiosos e religiosas que atuam no Haiti. O dinheiro foi entregue pelo presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno à presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Márian Ambrósio.
“Esse testemunho, sem dúvida nenhuma, ajudará a compreender mais a função importante e multiforme de um representante do papa em nosso país. E também a amplitude e a repercussão de seu labor, pois aqui temos apenas a seleção de alguns textos entre os muitos outros que formam a vasta e valiosa produção teológico-pastoral de dom Lorenzo Baldisseri”, afirmou o cardeal presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis.
lancamentobisposnuncio1Dom Lorenzo Baldisseri explicou um pouco sobre a seleção de textos que estão incluídos no livro. “Optei por incluir os textos mais significativos de intervenções pronunciadas em diversos momentos da vida da Igreja e da sociedade, a auditórios que pudessem apreciar e compreender a presença do Núncio Apostólico como um revigoramento e um instrumento privilegiado de comunhão eclesial, cujo centro visível é o Sucessor de Pedro”, ressaltou dom Lorenzo.
Na primeira parte, dom Lorenzo reúne aulas e palestras em faculdades, estudos teológicos e universidades pontifícias e católicas sobre magistério, formação filosófica e teológica e ética política. Já a segunda é reservada aos registros de momentos determinantes do itinerário evangelizador das dioceses. Trata-se de textos proferidos pelo núncio apostólico por ocasião de eventos civis, a exemplo do cinquentenário da fundação da cidade de Brasília (DF), homilias realizadas por ele em celebrações eclesiais e algumas efemérides de elevada importância para a Igreja, como as que se referem ao falecimento de João Paulo II, beatificado em maio deste ano, e a eleição do papa Bento XVI.
lancamentobisposnuncio2Por último, o leitor encontrará textos a respeito da ação e da participação do núncio na vida eclesial, a qual tem sua expressão propriamente institucional por conta da criação de novas dioceses, da ordenação e posse de novos bispos. Nesta parte, o autor une as mensagens pronunciadas durante as celebrações da Dedicação de Igrejas Catedrais, de Congressos Eucarísticos Diocesanos, etc.
“Com estas páginas, ressalta-se com certeza a função eclesial e pastoral do núncio apostólico, que se harmoniza perfeitamente com a outra de caráter diplomático, de relevância internacional, como o exige quem o envia e quem o recebe no país”, acrescentou dom Lorenzo Baldisseri.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro