Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Papa Francisco nomeia novo Ordinário Militar do Brasil

Dom Fernando José Monteiro Guimarães foi nomeado para nova função nesta manhã pelo Santo Padre
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
dom fernando guimarães
Dom Fernando Guimarães, novo ordinário militar do Brasil / Foto: Arquivo
Dom Fernando José Monteiro Guimarães é o novo Ordinário Militar para o Brasil. Ele foi nomeado nesta quarta-feira, 6, pelo Papa Francisco, que aceitou a renúncia ao governo pastoral apresentada, por motivo de idade, por Dom Osvino José Both, até então na função.
O novo Ordinário Militar do Brasil é recifense e até então era bispo de Garanhuns (PE). Redentorista, ele foi ordenado padre em 15 de agosto de 1971. Doutor em Teologia Moral no Alfonsianum, em Roma, e mestre em Direito Canônico na Universidade de Navarra, na Espanha, ele trabalhou na arquidiocese do Rio de Janeiro, além de ter desempenhado várias funções na Cúria romana até 2008.
Entre os feitos de Dom Fernando, uma curiosidade: ele deu aulas de português para São João Paulo II, canonizado no início deste ano pelo Papa Francisco.
Sobre o Ordinariato Militar
Ordinariato ou Arquidiocese Militar do Brasil, em suas feições atuais, existe desde 1989. Foi quando o Papa João Paulo II instituiu um trabalho definitivo da Igreja junto aos militares, com a presença do arcebispo, dos capelães, e reconhecendo todos os militares (juntamente com seus familiares e dependentes civis) como integrantes de uma arquidiocese.
Trata-se de uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil subordinada diretamente à Santa Sé. Ela participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé episcopal está na Catedral Militar Santa Maria dos Militares ‘Rainha da Paz’, na cidade de Brasília, no Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Planeta Brasileiro