Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

domingo, 4 de setembro de 2011

Travessia: passo a passo, o caminho se faz - Mês da Bíblia 2011



mesdaBiblia2011_livroEste livro apresenta subsídios para estudo, reflexão, oração e prática para o mês da Bíblia de 2011. Não pretende dizer tudo, mas apontar pistas para o trabalho individual e comunitário. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também roteiros práticos, que podem orientar grupos de reflexão e leitura orante sobre o assunto. O tema do mês da Bíblia de 2011 é “Travessia: passo a passo, o caminho se faz”.
Essa travessia segue o roteiro apresentado em Ex 15,22-18,27. A escolha se justifica, pois o êxodo e a caminhada são realidades vividas no dia a dia do povo de Deus. Também nós estamos em contínuo movimento de vencer etapas e realizar projetos. “Não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura da que está para vir” (Hb 13,14). Assim como o povo de Deus pode declarar: “o Senhor nos tirou do Egito com mão forte e braço estendido” (Dt 26,8), também nós temos certeza de que o Senhor está conosco. Para viver o projeto de povo libertado, a comunidade dos filhos de Israel enfrentou desafios: falta de água saudável, falta de alimento, falta de organização, ameaça de inimigos. Teve momentos de crise, muita murmuração, dúvidas e até revolta contra Deus. No entanto, em cada etapa, soube enfrentar os problemas, passo a passo, sem deixar de avançar em busca da terra da promessa.

Diocese de Juazeiro celebra padroeira com presença de Núncio Apostólico e Bispos do NE3


Juazeiro3Milhares de fiéis lotaram a Praça Imaculada Conceição, em Juazeiro (BA), na última terça-feira, 30, para a missa de abertura do novenário de Nossa Senhora das Grotas, padroeira da diocese de Juazeiro (BA). A missa, que fez parte da programação de comemoração dos 50 anos da diocese, foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, e concelebrada por 25 bispos da Bahia e Sergipe (Regional Nordeste 3 da CNBB), além de um bispo pernambucano e outro do estado de São Paulo.
Dom Lorenzo, em sua homilia, ressaltou que a mensagem do papa Bento XVI para os cristãos da diocese jubilanda era o apelo por uma nova evangelização. Segundo o núncio, é preciso “utilizar os métodos modernos para falar de Jesus. Uma mensagem de amor a Deus e ao próximo, de solidariedade para com todas as pessoas, os cristãos em particular”.Juazeiro.nuncio

O bispo de Juazeiro, dom José Geraldo, comemorou o sucesso da abertura do novenário, especialmente pela presença numerosa de fiéis, mesmo sendo dia normal de trabalho. “Realmente vocês atenderam o nosso apelo. A praça está cheia! Isso nos deixa muito alegres. Nós estamos dando mais uma vez uma prova de que o povo Juazeirense é um povo de fé”, ressaltou o bispo no início da missa.

Para a fiel Juliana Brito, pedagoga, a noite de abertura do novenário ficará para a história da diocese como um momento de profunda fé e devoção. “Nunca, durante meu tempo de caminhada, vi algo tão fantástico e incrível acontecendo na nossa diocese. A presença dos  sucessores dos apóstolos foi marcante e emocionante para todos que estavam na praça”, disse.
Alguns bispos do Regional Nordeste 3 permaneceram em Juazeiro até quinta-feira, 1º, para a Assembleia do Regional, realizada no  Centro de Treinamento de Líderes de Carnaíba. Alguns deles presidiram celebrações nos primeiros dias da novena.

O novenário segue até a próxima quinta-feira, 8, quando acontece a festa de Nossa Senhora das Grotas. Nesse dia, a procissão e missa em homenagem à padroeira costumam reunir mais de 30 mil pessoas.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Velório e Sepultamento de Fr. Severino Torres



Nosso estimado Frei Severino Torres (vulgo Frei Biu) partiu para a Casa do Pai. O velório aocnteceu inicialmente na Igreja Matriz de Nossa senhora do Rosário do Pina, em Recife-PE. Um segundo momento aconteceu na Igreja Matriz de São Sebastião, em Bezerros, cidade natal do falecido. Três missas foram celebradas: uma na matriz do Pina, às 15h do dia 31/08, presidida pelo Frei Paulo Amâncio de Freitas, vigário episcopal para os religiosos da arquidiocese de Olinda e Recife; outra em Bezerros, às 23h, presidida pelo Frei Jociel Gomes; e às 10h do dia 01/09, o ministro provincial Frei Francisco Barreto presidiu a concelebração eucarística e fez a encomendação. Em seguida, o cortejo fúnebre seguiu por algumas ruas da cidade, passando ao lado da secular Igreja Matriz de São José (tão querida por Frei Biu), chegando até o Cemitério do Rosário onde o corpo foi sepultado sob aplausos e cânticos.

Sacerdotes concelebrantes na missa de corpo presente (dia 01/09):
Fr. Fernando Cornélio, Fr. Achiles Coqueijo
Fr. Cícero Ferreira, Fr. Gilvan Salviano
Fr. Severino Pinheiro, Fr. Roberto Fernandes
Fr. Jociel Gomes, Fr. Carlos Alexandre
Fr. José Nunes, Fr. reginaldo Ferreira
Fr. Paulo Amâncio, Fr. Jorge Emanuel
Fr. William Almeida, Fr. Paulo Sérgio
Fr. Roberto Fernandes, Pe. Elias Lemos
Pe. Antônio Márcio, Pe. Luiz Antônio
Mons. João Bosco, Mons. Miguel José
Mons. Guilherme Gomes, Pe. Sérgio
Pe. José Osvaldo, Mons. Geraldo Spósito
Pe. José Bartolomeu, Pe. Manoel Fernandes
Pe. Luciano Monteiro, Pe. José Ademilton
Pe. Bianchi Xavier, Pe. Francisco Xavier
Pe. José Nilton, Pe. Domingos Pedro e dois diáconos.
Vários outros padres e frades passaram pelo velório. Presentes frades das várias Fraternidades da Província, formandos, dois freis carmelitas, seminaristas, membros da OFS e uma multidão de outros fiéis. Vieram caravanas das comunidades onde residiu e trabalhou: Catolé do Rocha-PB, Caruaru-PE e Ouricuri-PE.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nota de Falecimento...

PRONEB EM LUTO!  Frei Biu 


Eternas saudades do nosso confrade querido e amado pela província Nossa Senhora da Penha, Deus o acolha no céu sua alma que possa descansar em paz! Frades Capuchinhos da PRONEBE em LUTO! Natural de Bezerros PE, Seu corpo está atualmente até amanhã pela manhã, na matriz São José  em Bezerros, onde terá a missa de corpo presente às 09hs da manhã e em seguida o sepultamento. Descanso eterno dai-lhe Senhor, e que sua luz o ilumine! Descanse em paz meu irmão!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Os carismáticos mais uma vez...

Todos os carismas são enviados pelo Espírito Santo... Mais o que as vezes a RCC anda fazendo com a liturgia de nossa Igreja é um absurdo!
Uma Missa ontem 29/08/11 na Paróquia de Nossa Senhora do Ó promovida pelo Grupo de Oração Emanuel que intitularam a Missa como "Missa da Misericórdia" como se nenhuma missa celebrada aos Domingos tivesse a Graça e a misericórdia de Deus.
Isso já passou dos limites... Até o Padre (Pe. Bráulio da Diocese de Palmares) dançou no altar. Sinceramente devemos dar um basta nisso!


Padre dando um Show na Missa.








 

Teologia da Libertação é esquecida pela Igreja


Um dos expoentes da Teologia da Libertação, o ex-frei  Leonardo Boff foi duas vezes punido por suas idéias
Um dos expoentes da Teologia da Libertação, o ex-frei Leonardo Boff foi duas vezes punido por suas idéias (Divulgação)
A Teologia da Libertação completa em 2011 40 anos num completo processo de esquecimento pela igreja Católica. Criada a partir das mudanças introduzidas pelo Concílio Vaticano II, de 1962, essa proposta teológica incorporou algumas categorias do marxismo e possibilitou o surgimento de Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs), a opção preferencial pelos pobres e um debate que incendiou católicos no mundo todo. Culminou  com a proibição dela pelo cardeal Joseph Ratzinger, o hoje papa Bento XVI, que era prefeito da Sagrada Congregação Para a Doutrina da Fé (ex-Santo Ofício) no pontificado de João Paulo II.
Um dos principais teólogos dessa vertente católica, o ex-frei brasileiro Leonardo Boff foi duas vezes punidos por Ratzinger com o “silêncio obsequioso” e ficou mais de dois anos sem poder dar entrevistas, fazer palestras ou publicar livros sobre Teologia da Libertação. Acuado, Boff deixou a batina e hoje está mais ligado a causas do meio ambiente. É de Leonardo Boff o livro “Igreja, Carisma e Poder” que deixou João Paulo II e o cardeal Ratzinger de batina em pé e deu início ao processo de renovação do episcopado brasileiro empreendido durante João Paulo e aprofundado agora.
Em Manaus,  a Teologia da Libertação teve fôlego nos anos 80 a partir de seu epicentro no Centro de Estudos do Comportamento Humano (Cenesch), escola de nível superior mantida pela igreja Católica e que tinha um curso de Teologia e outro de Filosofia. Neste último, tanto Leonardo quanto o irmão dele, Clodóvis Boff, faziam parte do quadro de docentes.
A partir da ação do clero progressista ligado, a TL entrou nas pastorais sociais de Manaus e ai fez várias pequenas “revoluções”. A Pastoral Indigenista gestou o movimento pela demarcação das Terras Indígenas e  na visita de João Paulo II ao Amazonas uma liderança indígena fez o discurso de recepção no Arcebispado.
A Pastoral Operária também estava eivada de conceitos da Teologia da Libertação. Ela foi particularmente importante e freqüente nas grandes greves dos anos 80 no Distrito Industrial, quando as condições de trabalho e o arrocho dos salários eram denunciados nacionalmente em movimentos que fechavam a então bola da Suframa.
Nenhuma pastoral ligada a TL foi tão ativa quanto a Pastoral da Terra. Religiosos como o padre Albano e a irmã Helena pregavam a necessidade do povo se organizar para ter acesso a terra e aí eles foram fortes nos processos de invasões que culminaram com a formação da maioria dos bairros de Manaus.
Protagonismo
A principal característica da Teologia da Libertação é considerar o pobre, não como  um objeto de caridade, mas como  sujeito de sua própria história e libertação. Por esssa razão, os teólogos dessa vertente propõem uma pastoral alicerçada nas comunidades eclesiais de base, nos movimentos sociais.

sábado, 27 de agosto de 2011

Dia de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho!




Santa MônicaNeste dia, celebramos a memória desta grande santa, que nos provou com sua vida que realmente "tudo pode ser mudado pela força da oração." Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício.

Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas".

Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: "Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer".

Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: "Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade".


Santa Mônica, rogai por nós!

Nova Geração: BOTE FÉ!



Em junho mais de 80 músicos católicos se reuniram nos estúdios de Paulinas-Comep para um momento de formação sobre a evangelização da juventude e ofereceram sua contribuição para o projeto "Bote Fé". Os cantores se uniram para a gravação de uma música do grande cantor e compositor Pe. Zezinho, deixando assim, uma mensagem em forma de canção para os jovens.

O resultado deste trabalho está neste vídeo, que traz uma mensagem de unidade e fé que fala do grande símbolo da Jornada Mundial da Juventude que é a cruz.

"Bote Fé" é uma iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, que justamente com as dioceses, pastorais e movimentos, quer chamar atenção para a evangelização da juventude.

O "Bote fé" vai agitar a capital paulista no dia 18/09, no Campo de Marte, com uma programação especial durante todo o dia e a acolhida da cruz da Jornada Mundial da Juventude que em 2013 será no Brasil
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Bote Fé: Cruz da Jornada chega ao Brasil no dia 18 de setembro


cruzTerminada, em Madri (Espanha), a Jornada Mundial da Juventude, os brasileiros receberam a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora das mãos dos jovens espanhóis. O Brasil sediará a próxima JMJ, no Rio de Janeiro, em 2013. Como o Brasil é um país continental, e para que seja possível que os símbolos da Jornada passem por todas as cidades do país, tanto a Cruz quanto o Ícone de Nossa Senhora chegam ao Brasil já no próximo dia 18 de setembro de 2011, em um grande evento promovido pela Arquidiocese de São Paulo.
A Cruz, de madeira e com pouco mais de 3,5 metros de altura, foi dada aos jovens pelo Papa João Paulo II em 1984 e, desde 1994, peregrina nos países que recebem a JMJ um ano antes do evento.
Segundo informa o departamento de imprensa da arquidiocese, a acolhida da Cruz no país acontecerá na região do Campo de Marte, com shows, testemunhos e reflexões das 9h às 21h.
Às 16h, chegam ao local, em carro do Corpo de Bombeiros, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora. Logo em seguida, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, preside à Missa.
Entre os nomes já confirmados para o evento estão os de padres consagrados como Juarez de Castro, Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti.
O evento contará, ainda, com a presença de bandas católicas que mobilizam grande número de jovens, como Rosa de Saron, Dominus e Vida Reluz. A expectativa inicial de público é de 80 mil pessoas.
Este será o primeiro evento para preparar a visita que o Papa Bento XVI fará ao Brasil em 2013.
Após o show no Campo de Marte, Cruz e Ícone seguem em carreata, ainda na noite do dia 18/9, para a Catedral da Sé. De lá, percorreram igrejas da cidade.
Especial
O 18 de setembro será um dia especial para os jovens de São Paulo. Intitulado “Bote Fé”, este evento de acolhida da Cruz Peregrina quer reforçar entre os católicos a importância da evangelização da juventude.
Todas as paróquias da arquidiocese de São Paulo e das dioceses vizinhas são convidadas a manifestar que “botam fé” na juventude brasileira, durante o evento que realizado na região do Campo de Marte, zona norte da capital.
Trata-se de um momento privilegiado da evangelização da juventude no Brasil, confirmado pelo recorde de participação brasileira na JMJ de Madri (mais de 13 mil inscritos).
A campanha “Bote Fé” também tem o objetivo da dar continuidade à graça que a juventude brasileira viveu na JMJ, quando os jovens foram enviados pelo Papa Bento XVI para anunciara boa nova em seus países.
Para o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, a cidade e Arquidiocese de São Paulo "deverão fazer uma acolhida calorosa, com manifestações que deixem um sinal na opinião pública e que despertem, desde logo, um grande interesse pela Jornada de 2013, no Rio de Janeiro". "Isso vai ser muito interessante e despertará o interesse e a criatividade na evangelização da juventude durante esses dois anos de preparação", destacou.
De acordo com Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e referencial do Setor Juventude da Arquidiocese, o “Bote Fé” “é uma convocação para os jovens, de modo especial, 'botarem fé em Cristo', acreditarem nele, se firmarem em Cristo, como base de sua fé”.
“Mas também é uma convocação para toda Igreja a uma atividade missionária para animar as comunidades, melhorar a autoestima, acreditar realmente que Cristo ressuscitou, que Cristo é a vida”, disse.
Itinerário da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora na Arquidiocese de São Paulo

Dia 18/9 (domingo)

15h30 – chegada ao Campo de Marte
21h – saída do Campo de Marte
22h – chegada à Catedral da Sé

Dia 19/9 (segunda-feira)

8h às 19h – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora permanecerão na Catedral da Sé.
19h – Procissão com a Cruz e o Ícone, da Catedral à Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.
20h – Celebração de acolhida na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte. Durante a noite e a madrugada haverá vigília e peregrinação pelas ruas da cidade.
(Endereço: Igreja Nossa Senhora da Boa Morte – rua do Carmo 202, Centro. Fone: 3101-6889)

Dia 20/9 (terça-feira)

8h – Celebração de rua – Local: Cracolândia.
9h30 – Retorno da Cruz e do Ícone a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, onde permanecerá até às 13h30.
13h30 – Saída da Cruz e do Ícone para o Santuário São Judas Tadeu (Jabaquara).
15h – Missa de acolhida no Santuário São Judas (a Cruz e o Ícone permanecerão no Santuário durante toda à tarde, noite e madrugada).
(Endereço: Santuário São Judas Tadeu – avenida Jabaquara 2682. Fone: 5072-9928)

Dia 21/9 (quarta-feira)

7h – Missa e saída da Cruz e do Ícone do Santuário São Judas.
8h30 – Chegada da Cruz à Paróquia Imaculada Conceição (Ipiranga), com celebração de acolhida, orações durante o dia. A Cruz e o Ícone permanecerão na paróquia até às 16h.
(Endereço: Paróquia Imaculada Conceição – avenida Nazaré 993, Ipiranga. Fone: 2914-4066)
17h30 – Chegada e acolhida da Cruz e do Ícone no Arsenal da Esperança onde permanecerão durante a noite e madrugada.
(Endereço: Arsenal da Esperança – Rua doutor Almeida Lima 900, Brás. Fone: 2292-0977)

Dia 22/9 (quinta-feira)

7h – Saída da Cruz e do Ícone do Arsenal da Esperança.
8h30 – Chegada e acolhida da Cruz e Ícone na Paróquia de Santana (onde permanecerão até o fim da noite).
(Endereço: rua Voluntários da Pátria 2060, Santana. Fone: 2979-5558)

Dia 23/9 (sexta-feira)

Diocese de Guarulhos. Início da peregrinação pelas demais dioceses do Estado de São Paulo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Atenção!

Você nosso querido leitor e missionário agora pode colaborar com as vocações, é isso mesmo você pode fazer uma doação de qualquer quantia on-line basta cliquar neste símbolo amarelo aqui do lado. Sua contribuição ajuda nossa Pastoral Vocacional Paroquial. Veja você também um portador de uma vocação!
Mensalmente aqui no Blog terá a prestação de contas de todas as doações. Doe agora mesmo!
CONTAMOS COM VOCÊ!


Abraço fraterno, 
Os que fazem o SAV - Altinho

Caminhada marca o encerramento do Mês Vocacional em Criciúma


caminhadavocacional29No próximo domingo, dia 28, considerado pela Igreja o Dia de Oração pelas Vocações Leigas, a diocese de Criciúma (SC) celebra o encerramento do Mês Vocacional com a 29ª edição da Caminhada Vocacional.
Com a expectativa de reunir mais de dois mil fiéis, sob o tema “Anunciar a Palavra que gera vida”, a Caminhada Vocacional 2011 continua a ser sinal de esperança e oração pelas vocações sacerdotal, familiar, consagrada e laical.
A caminhada parte do acesso ao Rio Maina, em direção ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza (SC).
Promovida pela Pastoral Vocacional, a missa será presidida pelo bispo de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach e concelebrada por parte do clero da diocese.
Durante o trajeto, a animação fica por conta dos padres Antônio Júnior, Antoninho Rossi e Eloir Borges. Os seminaristas diocesanos animarão a missa e as coordenações de pastorais a liturgia.
“Neste ano, contaremos com um grupo de crianças da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Lauro Muller, que encenarão um teatro sobre a vocação, no início da missa”, informa o casal coordenador da pastoral, José Luiz e Rosiléia Machado.
Segundo o coordenador do evento, José Luiz Machado, a Caminhada Vocacional tem por objetivo fortalecer este sentimento e despertar nos fieis a cultura de rezar pelas vocações. “Propagar essa oração por todos os lugares a fim de que se cumpra o pedido do próprio Jesus: ‘Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para a sua Vinha’ (Lc 10,2)”.

Juiz de Fora terá a primeira paróquia dedicada ao Beato João Paulo II do Brasil



A arquidiocese de Juiz de Fora (MG) terá a primeira paróquia do Brasil, autorizada pela Santa Sé, com o nome de Beato João Paulo II. O anúncio foi feito na quarta-feira, 24, pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, durante o curso de atualização do clero da Província Eclesiástica de Juiz de Fora. A festa oficial de criação da Paróquia (com matriz na Rua Jeci Firmino Pinheiro, 30, bairro Nova Era) acontece no dia 22 de outubro.
Nesta semana, dom Gil, recebeu a confirmação de Roma de que esta é a primeira paróquia autorizada do Brasil a ter o nome do Beato João Paulo II. De acordo com o arcebispo, outras dioceses do Brasil fizeram o pedido de criação de paróquia com o nome do papa. No dia 1º de julho deste ano, o Vaticano enviou um decreto autorizando a arquidiocese a criar uma paróquia dedicada a João Paulo II.
O sacerdote nomeado para a comunidade é o padre João Francisco Batista da Silva. que já iniciou o serviço pastoral na nova comunidade no dia 18 de maio. “Antes de fazer o pedido ao Vaticano, dom Gil conversou com povo para saber a opinião deles. É uma alegria muito grande e uma honra termos a primeira paróquia do Brasil que vai prestar essa homenagem”, disse o padre João Francisco.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

EM CARTA À PRESIDENTE DILMA, IGREJA ALEMÃ FAZ APELO CONTRA O DESMATAMENTO E EXTERMÍNIO DE ÍNDIOS DA AMAZÔNIA

Cidade do Vaticano, 24 ago (RV) – De agosto de 2010 a julho deste ano, o desmatamento sem controle na Amazônia aumentou 15%, com mais de 2.500 Km² de floresta devastados, 400km² a mais em comparação aos últimos doze meses.

Esses números fazem parte dos primeiros dados anuais divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com base em observações feitas por satélites, ainda parciais. Os Estados mais atingidos são o Mato Grosso e o Pará, onde avançam os campos de soja e criação de gado.

Uma grave situação ecológica – devido às especulações de corporações econômicas e interesses internacionais – que está alterando as relações entre os seres humanos e o ambiente.

“A justiça ambiental, como muitas vezes destacaram os bispos do Brasil, explica a forte relação que existem entre a questão ecológica, os problemas da justiça, a paz e a defesa dos direitos invioláveis das pessoas e das populações indígenas”, destaca o comunicado da Igreja alemã.

Com força e persistência os bispos brasileiros reiteraram que a ecologia humana é uma necessidade imperativa. “Adotar em cada circunstância um modo de viver mais respeitoso ao ambiente e sustentar a pesquisa e a exploração de energias adequadas que protejam o patrimônio da Criação e não representem perigo aos homens devem ser prioridades políticas e econômicas”, destaca também a Igreja alemã enaltecendo a declaração dos Bispos brasileiros, os quais denunciaram ainda à comunidade internacional a violência a qual são submetidas as populações indígenas no Brasil: homicídios, ameaças de morte, falta de assistência sanitária e educativa, demora na regularização das terras, exploração excusa dos recursos naturais das terras indígenas.

Entre todas essas questões, a Adveniat, organização filantrópica da Igreja Católica Alemã para a América Latina, que enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff, na qual manifesta preocupação pela “suspeita de um massacre das populações indígenas que vivem isoladas nos confins do Estado do Acre.

Os assassinatos – de acordo com a Adveniat - teriam sido praticados por organizações criminais ligadas ao narcotráfico nas terras indígenas e à indústria madeireira clandestina. Neste sentido, foram divulgadas no início de agosto, diversas reportagens sobre o tema na imprensa internacional.

Na carta à presidente Dilma, a adveniat fala da “facilidade com a qual as organizações criminosas agiram”, e evidencia o perigo iminente para os indios que “estão ameaçados de morte”.

A Adveniat chama a atenção sobre a situação igualmente vivida pelos índios que vivem no Maranhão, Rondônia e Mato Grosso.

“Todas essas violências, as invasões e os conflitos que atingem diretamente as comunidades indígenas estão ligadas à escolhas que privilegiam o desenvolvimento a todo custo, em detrimento, infelizmente, da própria vida”, diz outro trecho da carta.

Segundo a Adveniat, o Brasil enfrenta uma realidade que, sendo cheia de sofrimentos e de dificuldades, pode constituir uma ocasião privilegiada para um renascimento humano e social. Por meio das contribuições de todas as esferas sociais e também com o apoio das organizações de cooperação internacional é possível restituir à Amazônia um futuro de esperança. É preciso encorajar e valorizar os projetos econômicos para a aceleração do crescimento, segundo o programa do Governo Federal e as iniciativas para a integração das infra-estruturas regionais.

Um processo que seja integrado coma s iniciativas dos doze países da América do Sul que pretenda ligar as redes de comunicação, energia e transporte por meio da construção de estradas e portos.

Na parte final da carta, a organização filantrópica da Igreja Alemã pede ao Governo Brasileiro de “pesquisar medidas eficazes e de longo prazo para garantir que não voltem a se repetir massacres, genocídios, invasões e marginalizações sofridas na história dos povos indígenas da Amazônia, aos quais deve ser completamente garantido o direito ao desenvolvimento integral, a cultura, as tradições e o inviolável direito de viver dentro de seus territórios”. (RB)

"Consagrado deve adiantar-se na via de santidade", afirma teólogo




Província Nossa Senhora do Carmo
Frei José Ribamar Gomes de Souza é um sacerdote Capuchinho de Capanema e professor de Teologia da Vida Consagrada no Instituto Regional
Nesta semana dedicada à vida consagrada, somos convidados a rezar por esta vocação e a nos aprofundarmos naquilo que ela ela nos oferece como riqueza. "

A equipe do noticias.cancaonova.com entrevistou Frei Ribamar Gomes, um sacerdote Capuchinho de Capanema, Pará. Ele é responsável por 40 comunidades da zona rural e professor de Teologia da Vida Consagrada no Instituto Regional para a Formação Presbiteral do Regional Norte 2. Para Frei Ribamar, a Vida Consagrada, além de uma vocação, é um algo indispensável na vida e na missão da Igreja. "O consagrado tem a capacidade de fazer-se sinal claro e visível daquela tensão para a radicalidade, o absoluto que está dentro do coração de cada cristão", afirmou Frei Ribamar
noticias.cancaonova.com - O que uma pessoa que abraça uma consagração é chamada a viver? Isto também serve para os leigos?

Fr. Ribamar: O consagrado é chamado a adiantar-se pela estreita via de santidade. A Vida Consagrada é, como que involuntariamente, isto é, sem ostentação farisaica, um sinal de estímulo e até de adventência para os outros na Igreja e no mundo. Torna-se assim compreenssivo porque, neste sentido, a Constituição Apostólica Lumen Gentium declara o seguinte: "Os que no estado religioso, tendem à santidade por um caminho mais estreito, estimulam os irmãos com seu exemplo".

Os consagrados não constituem uma Igreja à parte, mas que em comunhão com todos os demais fiéis, formam a única Igreja instituida por Cristo. Cada vocação só sustenta, se desenvolve e se consolida em pleno reconhecimento da identidade e dos valores de todas as outras. Ao consagrar-se, Deus não marca a pessoa que se lhe entrega com um novo caráter, distinto daquele do batismo, porém acolhe de uma maneira especial na aliança.

Os conselhos evangélicos criam as melhores condições para viver a tendência para a Igreja e o mundo. A consagração acrescenta ao batismo uma obrigação maior, renunciar não só ao pecado, mas também ao mundo.O que serve para o Leigo? A vocação à santidade é Universal, para todos, mas o consagrado pelo seu testemunho de vida recorda isso ao leigo; a vida do leigo deve estar voltada também para o bem de toda a Igreja.

O Leigo não é excluido ao chamado à perfeição do amor que vive o consagrado como colocar a disposição de Deus a si próprio. O consagrado tem a capacidade de fazer-se sinal claro e visível daquela tensão para a radicalidade, o absoluto que está dentro do coração de todo o cristão. O que podemos afirmar é que a Igreja conta com todos: Leigos (Christifidelis Laici), ministros ordenados (Pastores Dabo Vobis) e consagrados (Vita Consecrata), para realizar sua missão em nosso tempo.

noticias.cancaonova.com - Quais as diretrizes traçadas pelo Concílio Vaticano II para a vida consagrada? O que mudou a partir deste Concílio?

Fr Ribamar: A grande mudança ou novidade que temos na Vida Consagrada depois do Concílio Vaticano II podemos dizer que está no Sínodo sobre a Vida Consagrada celebrado no ano de 1994, de onde provém a belíssima Exortação Apostólica Pós Sinodal, Vita Consecrata. Nesta exortação encontramos três grandes temas: Consagração, filocalia e profetismo. A Vida Consagrada é apresentada como uma experiência da Beleza de Deus e de Jesus no Tabor, porém, também no calvário: O Jesus da Beleza é o Jesus Crucificado.

O que falta para nós aqui no Brasil, é uma séria, normal e honesta Eclesiologia da Vida Consagrada, fundamentada no Vaticano II. A ausência dessa Eclesiologia gerou entre nós uma má interpretação de alguns documentos do Concílio Vaticano II, principalmente de alguns capítulos da Constituição Dogmática Lumen Gentium.

O capítulo sobre o Povo de Deus, muitas vezes foi interpretado por nós como uma teologia do laicato, e todos que somos normais e honestos sabemos que a Lumen Gentium dedica um capítulo sobre os leigos e depois, Povo de Deus, não é imagem da Igreja, mas expressão de sua essência. Destas más interpretações temos uma teologia de ruptura e não de renovação numa continuidade.

A Teologia de ruptura causa uma repulsa a Sagrada Hierarquia e diminui o nosso amor para com a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.Todos nós devemos lembrar que da nossa fidelidade à Igreja, depende a nossa felicidade e salvação.

noticias.cancaonova.com - Na vida consagrada, sabemos que aqueles que a abraçam, são chamados a seguir mais de perto o Cristo, Casto, Pobre e Obediente. No documento Perfectae Caritatis, de 1965, a Igreja começa a falar de uma maturidade que deve ser alcançada para corresponder bem a esta vocação. Tal maturidade e tal correspondência só pode ser alcançada, a partir de uma configuração profunda com o mistério de Cristo?

Fr. Ribamar: A paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo é acontecimento que funda e inspira o modo de ver e agir dos consagrados. Vivemos esta profunda configuração na participação da Eucaristia, quando comungamos existe uma troca de corpos, eu recebo o Corpo de Cristo e Cristo recebe o meu corpo, não é a Eucaristia que se transforma em mim, sou eu que me transformo na Eucaristia.

O rosto do crucificado de Cristo é o livro onde aprendemos o que é o amor e como Deus e a humanidade devem ser amados, fonte de todos os carismas e sínteses de toda a vocação.

A maturidade adquirida nessa configuração profunda ao mistério da Paixão de Cristo é transparência de que a Cruz é a revelação do coração da Trindade na história.
noticias.cancaonova.com - Qual o sentido da ascese dentro de uma consagração?

Fr. Ribamar: Ascese é uma palavvra que ultimamente vem perdendo muito do seu significado dentro da Vida Consagrada e isso acontece devido ao pouco valor que damos à direção espiritual. Trocamos o nosso Diretor Espiritual pelo psicólogo e a ascese pelas terapias de grupo e etc. Resultado? Consagrados vivendo uma continua "adolescência" tardia.

A ascese é o terreno onde germina e cresce a santidade dentro de nós. A Santidade produz em nós uma crescente humanização. O difícil para o consagrado no seguimento de Cristo, não é deixar os bens materiais, mas renunciar suas próprias vontades: renunciar a si mesmo, tomar a cruz. É isso que entendemos por ascese na vida consagrada.

A consagração não nos dá nenhum posto especial na batalha espiritual. O consagrado estará na frente do campo de batalha. 

Papa anuncia lema da Jornada Mundial da Juventude de 2013!




O papa Bento XVI anunciou hoje o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro. De acordo com o Pontífice, o evento terá como mote "Ide e fazei discípulos de todos os povos", expressão baseada no Evangelho segundo Mateus.    
O anúncio foi feito ao fim da audiência geral desta quarta-feira, celebrada na residência de Castel Gandolfo e dedicada à Jornada Mundial da Juventude deste ano. A JMJ 2011 foi realizada na capital espanhola, Madri, entre os dias 16 e 21 de agosto. 
 Bento XVI viajou à cidade para participar do evento e dialogar com jovens católicos do mundo todo. "O encontro em Madri foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo", disse o papa nesta quarta-feira, definindo o evento como "emocionante".    
"Cerca de dois milhões de jovens de todos os continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz", afirmou Bento XVI.    
O Pontífice também agradeceu às autoridades espanholas pelo acolhimento. "Não posso esquecer o caloroso acolhimento que recebi dos reis da Espanha e de todo o país", disse. Ao fim da audiência, o papa também informou que o tema da JMJ de 2012, celebrada localmente por cada diocese, será "Alegrai-vos sempre no Senhor". 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vaticano: Igreja é mais do que uma organização, diz Bento XVI


Cidade do Vaticano, 23 ago 2011 (Ecclesia) – Bento XVI enviou uma mensagem aos participantes na 62ª semana litúrgica italiana, que decorre até sexta-feira, afirmando que a Igreja "não pode ser reduzida ao aspeto terreno e organizativo".
O documento, divulgado pelo Vaticano, sublinha que as celebrações católicas têm de “mostrar claramente que o coração pulsante da comunidade deve ser reconhecido para além dos delimitados e, embora necessários, confins do rito".
“A liturgia não é aquilo que o homem faz, mas aquilo que Deus faz com a sua admirável e gratuita condescendência”, precisa o Papa.
A 62ª semana litúrgica nacional promovida pela Igreja Católica na Itália tem como tema “Deus educa o seu povo. A liturgia, fonte inesgotável de catequese”.
Na mensagem papal, enviada através do cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, indica-se que “"Deus é o grande educador de seu povo, o guia amoroso, sapiente, incansável na e através da liturgia, ação de Deus no hoje da Igreja".
Bento XVI acrescenta que a Liturgia "pode ser chamada como catequese permanente da Igreja, fonte inesgotável de catequese", apelando a um aprofundamento da “dimensão educativa da ação litúrgica".
O Papa faz votos de que a semana litúrgica e outras iniciativas neste campo "se coloquem cada vez mais ao serviço do sentido genuíno da liturgia, favorecendo uma sólida formação teológico-pastoral em plena consonância com o magistério e a tradição viva da Igreja".
RV/OC

Ásia: Franciscanos terminam tradução da Bíblia para japonês coloquial


Lisboa, 24 ago 2011 (Ecclesia) – A Escola Bíblica Franciscana de Tóquio conclui os trabalhos de tradução para o japonês coloquial de toda a Bíblia, iniciados em 1958, revela a Rádio Vaticano.
O volume foi entregue ao cardeal Raffaele Farina, prefeito da Biblioteca do Vaticano, durante uma missa na catedral da capital japonesa.
Esta nova tradução “é a primeira feita a partir das línguas originais da Sagrada Escritura”, grego, hebraico e aramaico, indica a emissora pontifícia.
A obra é fruto também de uma colaboração, entre os anos 70 e 80 do século passado, com a Sociedade Bíblica Japonesa.
OC

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ORDENAÇÃO DE MULHERES E ORDENAÇÃO DE HOMENS CASADOS AO SACERDÓCIO-DUAS FACES DA MESMA MOEDA

Pergunta feita ao meu querido amigo Edgar, que coordena o movimento Apostolado em Defesa Católica em Caruaru/PE.


Caros Amigos,Pax Domini!

Atendendo ao nosso irmão Vocacionado Vinícius,que me questionou com a seguinte pergunta:

Você concorda com a ordenação de mulheres e de homens casados? Porque? Qual a base teológica disso?

Estarei hoje aqui comentando em nosso blog sobre este assunto que vem ao que me parece se tornando cada dia mais insustentável dentro da Igreja.
Respodendo a pergunta do nosso irmão,a Resposta é Não.e É não tanto para a Ordenação de Mulheres quanto para a Ordenação de Homens Casados,ou seja o fim do Celibato Sacerdotal.
Bem,sobre a Ordenação de Mulheres,é bom deixar claro que a igreja não é contra a ordenação de mulheres,ela simplismente não tem poder para ordenar mulheres.

O Papa João Paulo II, na carta apostólica “Ordinatio Sacerdotalis” explicou isso ensinando que é vontade positiva de Jesus Cristo que somente homens exerçam o sacerdócio,vontade essa manifestada no fato dele ter escolhido apenas homens para serem apóstolos,não obstante ter várias mulheres como suas seguidoras.

O único sacerdote do único sacrifício propiciatório que nos remiu é realmente Cristo. Na Missa, que é a renovação do sacrifício de Cristo no Calvário, o sacerdote atua "in persona Christi", isto é, emprestando a sua voz a Cristo. Por isso, o sacerdote diz "Isto é meu corpo", para significar o corpo de Cristo e não o dele, sacerdote.

E claro que isso não tem nada de discriminatório contra as mulheres ao sacerdócio e sim se trata da própria vontade Divina em não querer mulheres sendo sacerdotizas.

Havia mulheres que seguiam a Jesus  mas não eram Apóstolos...

Sobre o Celibato, é bom deixar também claro que o celibato não é obrigação imposta por Deus, mas um conselho de Nosso Senhor transformado em preceito pela Igreja.
 
Nenhum católico está proibido de casar. E os homens que se tornam sacerdotes o fazem voluntariamente, sabendo que no Rito Romano o casamento não é opcional para os sacerdotes.
O padre deve ser "pai espiritual" de todos; e para isso, não deve ser pai carnal de ninguém. Seu tempo não lhe pertence e não poderia pertencer à sua família carnal, pois ele deve viver para a Igreja e para a religião, e não para mulher e filhos. Ele deve renunciar ao conforto do lar e à família, para consagrar-se ao serviço de Deus.
 
 "Aquele que ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim. E aquele que ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. Aquele que não toma a sua cruz e me segue não é digno de mim. Aquele que acha a sua vida, vai perdê-la, mas quem perde a sua vida por causa de mim, vai achá-la". (Mt 10, 37-39)
 
Nosso Senhor também nos disse:
 
"Nem todos são capazes desta resolução, mas somente aqueles a quem isto foi dado. Porque há alguns eunucos que nasceram assim, do ventre de sua mãe; e há outros eunucos, a quem outros homens fizeram tais; e há outros eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor ao Reino dos Céus. O que é capaz de compreender isto, compreenda-o" (Mt. 19, 11-12).

Evidentemente, Cristo não estava pedindo uma mutilação física, do mesmo modo que, quando disse que era melhor arrancar o olho do que pecar com ele, não estava incentivando que os homens se cegassem. Cristo, falando em "eunucos" voluntários, se referia àqueles que, por amor a Deus, renunciavam à mulher.

O celibato é uma questão de disciplina eclesiástica e não é de fé.deste modo não se faz sentido que o mesmo seja um dogma da igreja.a lei do celibato contudo é santíssima,pois baseia-se na reprodução integral da vida de Cristo nos sacerdotes.
 
Logo, com estas explicações deixamos claro nossa posição contrária tanto com a Ordenação de Mulheres como com o Celibato Sacerdotal.
 
Ad Majorem Dei Gloriam,
 
EDGAR LEANDRO DA SILVA

Vida consagrada: Seguir Cristo casto, pobre e obediente



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Em todas as épocas mulheres e homens são chamados a vida consagrada
Durante o mês de agosto, a Igreja no Brasil convida os católicos a refletir sobre a riqueza das mais diversas vocações na Igreja e no domingo, 21, todos foram levados a lançar um olhar especial sobre a vida consagrada.

O Vaticano possui a Congregação para os Institutos de vida consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, órgão instituído em 29 de junho de 1908, que cuida justamente das mais diversas congregações religiosas e institutos de vida consagrada espalhados pelo mundo. A cada ano, o Papa também dirige uma mensagem especial a todos os religiosos e religiosas em 2 de fevereiro, dia mundial da vida consagrada.

“Deste modo, a vida consagrada, na sua vivencia cotidiana sobre as estradas da humanidade, manifesta o Evangelho e o Reino já presente e operante”, disse o Papa Bento XVI, em 2 de fevereiro de 2011.

Ao pensar em vida consagrada, para a maioria, vem à mente as grandes mulheres como Madre Tereza de Calcutá, Edith Stein (Santa Tereza Benedita da Cruz) e tantas outras religiosas que ao entenderem o sentido mais profundo da vocação, traduziram o chamado em doação. Mulheres e homens de várias épocas que encarnaram na vida os conselhos evangélicos da pobreza, obediência e da castidade configurando-se a Cristo, pobre, casto e obediente.
“A vida religiosa, de fato, conduz a pessoa a assumir de forma consciente e concreta o mistério da paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. A partir deste fundamento, se forma o homem novo, o religioso e o apóstolo”, afirmou Irmã Maria Ângela, psicóloga e doutora em Vida Consagrada, da Congregação das Missionárias de Santo Antonio Maria Claret.

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A vida consagrada não é uma realidade isolada e marginal, mas diz respeito a toda a Igreja'
A formação na vida religiosa
A religiosa, que realiza um estudo aprofundado sobre a formação na vida consagrada, destaca a responsabilidade da Igreja perante esta vocação tão nobre, que expressa sua beleza no rosto dos mais diversos carismas, suscitados pelo Espírito Santo, ao longo dos séculos.

A Igreja, enfatiza Irmã Maria, entende a importância deste chamado para cumprir com eficácia sua missão universal e por isto, investe nestas vocações sobretudo no tocante à formação.

“Em uma chave de leitura educativa e mística da maturidade à luz do mistério pascal, o documento de Diretrizes sobre a formação nos Institutos religiosos, de 1990, revela o processo de maturidade como um programa formativo que dura toda a vida”, salienta.

A exortação pós sinodal Vita Consecrata, escrita pelo Papa João Paulo II , em 1996, expressa bem o apreço da Igreja por esta vocação, destacando que estes religiosos realizam junto a Igreja, sua grande missão: evangelizar.

“A presença universal da vida consagrada e o carácter evangélico do seu testemunho provam, com toda a evidência — caso isso fosse ainda necessário —, que ela não é uma realidade isolada e marginal, mas diz respeito a toda a Igreja”, afirma a Exortação de João Paulo II.

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