Diocese e Bispo
Do coração pastoral do Papa Pio XII, no dia 07 de agosto de 1948, pela Bula “Quae Maiori Christifidelium”, era criada a Diocese de Caruaru-PE. No dia 14 de agosto de 1949, era instalada nova diocese e, no dia 15, festa da Assunção de Nossa Senhora, tomava posse o seu primeiro bispo e pastor Dom Paulo Hipólito de Souza Libório. Foi organizador da vida diocesana. Coube-lhe a tarefa pastoral de estruturar a nova diocese: formação do clero e dos leigos, da vida religiosa, presença nos meio de comunicação e obras sociais.
A diocese de Caruaru-PE celebra seu primeiro decênio de criação com o anúncio da nomeação do seu segundo bispo. Da Igreja de Pesqueira-PE chega o novo pastor, Dom Augusto Carvalho – tomou posse no dia 12 de dezembro de 1959. Padre conciliar, Dom Augusto foi consolidador da diocese. Enfrentou três grandes desafios: educação, formação do clero e assistência social à população pobre e carente. Do seu trabalho surgiram grandes obras: Faculdades de Filosofia (FAFICA), Seminário Nossa Senhora das Dores e aquisição do Colégio Diocesano.
Aos 06 de novembro de 2002 foi nomeado o quarto bispo diocesano da diocese: Dom Bernardino Marchió, bispo de Pesqueira-PE desde 1991. Tomou posse no dia 12 de janeiro de 2003. Sob o impulso de seu lema: “Alegres na esperança”, aos seus diocesanos lançou na proposta de “avançar para águas mais profundas”, em plena comunhão com o Santo Padre e assumiu o desafio de fazer da diocese de Caruaru-PE “casa e escola-comunhão”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário