Sejam Bem-Vindos!

"É uma grandiosíssima calúnia dizer que tenho revoltas contra a Igreja. Eu nunca tive dúvidas sobre a Fé Católica, nunca disse nem escrevi, nem em cartas particulares, nem em jornais, nem em quaisquer outros escritos nenhuma proposição falsa, nem herética, nem duvidosa, nem coisa alguma contra o ensino da Igreja. Eu condeno tudo o que a Santa Igreja condena. Sigo tudo o que ela manda como Deus mesmo. Quem não ouvir e obedecer a Igreja deve ser tido como pagão e publicano. Fora da Igreja não há salvação."
Padre Cícero Romão Batista

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Estágio Vocacional 2011

Dia 26 de Junho - MIssa de abertura
 


No dia 26 de Junho, às 18h, demos inicio ao estágio vocacional 2011 com a participação de 12 jovens vocacionados. Os freis coordenadores do encontro são: frei Diniz, frei Tiago Santos e Tiago Felipe e o frei Acácio. Contamos com a colaboração da fraternidade local.


Momento de Oração e abertura encontro
  Os jovens vocacionados à nossa vida capuchinha fazem a experiência, durante uma semana, do postulantado. Essa é a primeira etapa da formação interna para àqueles que desejam ser frades capuchinhos.

 
Momentos de estudo
 

   
Momentos de trabalho
 
Durante o estágio os vocacionados tem a oportunidade de vivenciar momentos importantes da vida conventual: momentos de oração, estudos, trabalhos, lazer, convívio, etc.

     

     Já estamos no segundo dia do estágio. Está sendo muito proveitoso. Rezemos para que nossos vocacionados possam fazer um bom discernimento e decidirem acertadamente.
     Já foram trabalhados os seguintes temas: Auto-conhecimento, indispensável no relacionamento - Drª. Joselete; Ser franciscano hoje: valores e identidade frente aos desafios contemporâneos - frei Franklin.

PARABÉNS DOM DINO


Dom Bernardino Marchió - Bispo Diocesano da Diocese de Caruaru, comemorou hoje na Solenidade de São Pedro e São Paulo seus 43 anos de vida Sacerdotal e 20 anos de Episcopado. A festa teve início com a celebração da Santa Missa na Paróquia de São José - Caruaru/PE e m  seguida foi oferecido um almoço festivo no Seminário Nossa Senhora das Dores. 

PARABÉNS DOM DINO, DEUS O ABENÇOE! 

Papa Bento XVI: 60 anos de ordenação de sacerdotal hoje

Parabéns, Santo Padre, por seus 60 anos de ordenação sacerdotal, hoje comemorados.

Todos nós hoje prestamos seu preito de homenagem ao "Doce Cristo na terra", agradecendo por todo o bem que Sua Santidade tem feito à Igreja, sobretudo quanto aos temas litúrgicos e à "reforma da reforma".



Ad multos annos!

Que se celebrem Missas, Ofícios e Exposições do Santíssimo pelo Papa neste dia. Que se rezem o terço e outras orações privadas.

E que, nada mal, se tome uma bela cerveja alemã por este grande Pontífice bávaro.

PEDRO E PAULO: COLUNAS DA IGREJA

A celebração da Solenidade de Pedro e Paulo nos dá ocasião para aprofundar o nosso amor à Igreja e a nossa missão aos povos. Em ambos vemos a nossa missão de discípulos missionários.

Pedro e Paulo aparecem como anunciadores do Evangelho para os povos, fundadores de comunidades cristãs e testemunhas de Cristo até o martírio. A festa de hoje associa-os na fé em Cristo e na fundação da Igreja de Roma. Com especial atenção e alto valor teológico, o autor dos Atos dos Apóstolos enfatiza a sintonia entre Pedro na prisão e a comunidade cristã (At 12,1-11, primeira leitura): "Da Igreja subia fervorosamente a Deus uma oração por ele" (v. 5). A libertação milagrosa de Pedro da prisão o torna, então, livre para outros horizontes missionários. 

São Paulo, na prisão, faz um balanço de sua vida (2Tm 4,6-8.17-18, segunda leitura), dá graças ao Senhor que esteve perto dele e deu-lhe força para que ele pudesse "levar a cumprimento o anúncio do Evangelho a todos e as gentes o aceitassem" (v. 17).

O serviço missionário de Pedro, dos apóstolos e de todos os cristãos funda, necessariamente, as raízes na experiência de uma chamada e correspondida no amor. "Eu sei em quem eu confiei", afirma Paulo, sem hesitação (2 Tm 1,12). Pedro vai gradualmente crescendo na confiança e no abandono ao seu Mestre. Pedro vai além da opinião corrente, para acolher a novidade de Jesus: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (v. 16). Essa resposta ultrapassa a compreensão humana (da carne e do sangue), porque é o resultado de uma revelação do Pai (v. 17). Então, Jesus, em um clima de profunda abertura, revela a Pedro e aos outros discípulos o seu projeto para uma nova comunidade, sua Igreja, que vai durar para sempre (v. 18). Depois da paixão e morte de Cristo, a fé de Pedro, em Cristo, é total: "Senhor, Tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo" (Jo 21, 17).

Apesar das dificuldades e resistências contra esses textos de Mateus e João, o plano de Jesus em relação à Igreja subsiste no tempo, de acordo com a tradicional interpretação das três metáforas: a pedra (v. 18), as chaves (v. 19) e o binômio ligar-desligar (v. 19), que são a confirmação pós-pascal a Pedro do seu serviço de apascentar, no amor, o povo da nova aliança (cf. Jo 21,15 s). Para Jesus, que é "o Senhor e o Mestre" (Jo 13, 14), que "não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida" (Mateus 20, 28), a autoridade é dada a Pedro e à Igreja para um serviço ao povo de Deus, em uma diaconia do amor sem fim.

O Concílio nos dá a dimensão teológica e missionária desse projeto: "Em cada época e toda nação é agradável a Deus aquele que o teme e age com justiça (cf. At 10, 35). Mas Deus quer santificar e salvar os homens, não individualmente, e sem qualquer vinculação mútua, mas quer transformá-lo em um povo "(LG 9). De fato, "a Igreja peregrina é missionária por natureza" (AG 2). Porque "existe para evangelizar" (EN 14). Não é secundário o fato de que Jesus fale de seu projeto estando presente em um território pagão (região de Cesaréia de Filipe), em um contexto geográfico semelhante ao da mulher cananeia: esses fatos narrados por Mateus demonstram o caráter universal da missão de Cristo e da Igreja.

A liturgia deste dia nos convida a refletir sobre a fidelidade e testemunho dos dois pilares da Igreja. Pedro mostra-nos as chaves do reino, primeiro príncipe dos apóstolos. Ouvir a sua confissão, que agora pertence a nós como seguidores da mesma fé. Sentimo-nos como a fonte da nossa alegria pertencer a Cristo, a fonte da qual ele bebeu a mesma fé, o compromisso de também nos colocarmos como testemunhas. É também um dia de ação de graças a Deus, a Cristo Jesus pelos seus apóstolos, os fundadores da Igreja, nossa mãe. 

O que há para dizer na história da Igreja até os nossos dias, quando se vive um percurso onde as fragilidades humanas foram suplantadas pela força do Espírito. Quando em nossas escolas, universidades e livros a história é escrita excluindo a colaboração dos cristãos e até mesmo condenando a missão da Igreja, este momento de nossa liturgia é a hora de, mesmo reconhecendo as fragilidades históricas de nossas comunidades, olharmos com confiança para a missão desempenhada pelos seguidores de Cristo na construção da civilização do amor.

Temos a certeza de que ainda estamos apoiados sobre a rocha, que é o próprio Cristo, e sobre a Pedra, que é a fé do Apóstolo Pedro e de seus sucessores, e hoje do Romano Pontífice, o Papa Bento XVI. As portas do inferno, mesmo quando se manifestaram com violência contra nós, não prevaleceram. A promessa de Cristo é realizada em sua plenitude. A história de Pedro, no início fraco, arrogante e com medo, se torna depois corajoso e sem medo de dizer a verdade e a morrer como testemunho da sua fidelidade a Cristo. Isso se tornou substancialmente a história de nossa Igreja e de muitos cristãos. 

Foi determinante nesse árduo caminho a contribuição de Paulo, convertido na estrada de Damasco, o Apóstolo dos gentios. Ele primeiro atravessou as fronteiras do mundo judaico para anunciar a mensagem da salvação aos gentios. A segunda leitura de hoje soa como um testemunho alegre que Paulo confidencia a seu amigo e colaborador Timóteo: "Quanto a mim, meu sangue está para ser derramado em libação e é chegado o momento de partir. Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé. Agora eu só tenho a coroa da justiça que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia, e não só a mim, mas também para todos aqueles que esperam a sua vinda ". 

Ver espalhado em libação o seu sangue é a suprema aspiração do Apóstolo, após a labuta dura de seu intenso apostolado. Ele anseia ao martírio por querer estar totalmente assimilado a Cristo e, assim, dar o supremo testemunho de fidelidade e amor. Esses dois traçam, de modo diverso, o caminho da Igreja e de todos nós: fracos como Pedro antes de Pentecostes, porém fortalecidos depois da vinda do Espírito Santo. Nós, perseguidores do Senhor como Saulo, mas depois tranfigurados pela graça. Quem sabe se estamos também nós realmente prontos e dispostos a dar nossas vidas para Cristo? 

Embora no Brasil a Solenidade de Pedro e Paulo tenha sido transferida para o Domingo, no entanto, no dia de 29 de junho celebramos também os sessenta anos de nosso Papa Bento XVI, sucessor de Pedro, o doce Cristo na terra. Rezemos por sua missão!

† Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

terça-feira, 28 de junho de 2011

Notícias dos Vocacionados da Fraternidade de Caruaru



Está acontecendo desde domingo dia 26 o estágio vocacional - 2011,que tem encerramento neste próximo domingo dia 03 no Convento de Maceió/AL. Dois vocacionados da Fraternidade de Caruaru estão participando são eles: Vinícius Augusto e Geiviano Garcia. Vamos juntos rezar por eles e por todos os vocacionados que estão nesta nova etapa vocacional.



Fraternidade de Caruaru

Igreja Católica mobiliza fieis na luta contra novo Código Florestal

A luta iniciada por ONGs, comunidade científica e ambientalistas ganhou mais uma aliada contra a aprovação, no Senado, do novo Código Florestal. O anúncio foi feito em Brasília pela cúpula da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que pretende se aliar as outras entidades contrárias às mudanças propostas na lei.
A Igreja pretende criar um fórum por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ao lado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e de um grupo de ex-ministros do Meio Ambiente.
Todos esses segmentos criticam a flexibilização do uso de Áreas de Preservação Permanente (APP) e são contra anistia das multas e penalidades para desmatadores, conforme proposta feita pelo deputado Aldo Rebelo (PcdoB/SP) em seu relatório.
Diante da postura da Igreja, a expectativa é grande. No ano passado, a participação da Igreja Católica viabilizou o recolhimento de mais de 1 milhão de assinaturas em favor da Lei da Ficha Limpa aprovada pelo Congresso Nacional.
Neste sentido, a Igreja promete convocar os católicos “a participar do processo de aperfeiçoamento do Código Florestal, mobilizando as forças sociais e promovendo abaixo-assinados contra a devastação”.
A CNBB criticou as decisões sobre o código, que, segundo a entidade, estão sendo motivadas por uma lógica produtivista que não leva em consideração a vida humana e as fontes da vida.
Além das assinaturas, a CNBB está cobrando que o Senado convoque a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para debater a proposta.  A SBPC apresentou ao Congresso Nacional e ao governo federal um estudo preliminar sobre as consequências da mudança do código no aumento do desmatamento.
Até o momento, o  Senado não acatou nenhuma das sugestões encaminhadas pela SBPC em carta.
O projeto tramita entre as comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Vaticano lança portal exclusivo para notícias

Determinado a ampliar a comunicação da Igreja Católica, o papa Bento XVI orientou a criação de um portal de notícias sobre o Vaticano. O portal news.va entra no ar na próxima quarta-feira (29). O presidente do Pontíficio Conselho das Comunicações Sociais do Vaticano, arcebispo dom Cláudio Maria Celli, disse que a ideia é publicar notícias em tempo real.
Inicialmente, as notícias serão veiculadas em italiano e inglês, depois em espanhol. O portal ainda não entrou no ar, mas a capa do site está disponível para acesso. No news.va, serão publicados documentos eclesiásticos e históricos, hoje disponíveis na página do Vaticano, assim como notícias referentes à Igreja Católica.
No portal, haverá espaço ainda para as reportagens da Rádio Vaticano, do Centro Televisivo do Vaticano e do Vatican Information Service, além da agência missionária Fides. “Ao contrário de alguns estereótipos, a Santa Sé, o papa e a Secretaria de Estado [da Igreja Católica] são muito sensíveis às comunicações”, disse o diretor do Observatório Romano, Giovanni Maria Vian.
Em maio, o Vaticano anunciou a decisão de passar a colaborar com 150 blogs, além de redes sociais, como o Facebook e o YouTube. As informações são da Rádio Vaticano e da agência de notícias públicas de Portugal, Lusa.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

São João do EJC - 2011

EJC - Encontro de Jovens com Cristo.









Bento XVI autoriza decretos de 1 Beato e 26 Servos de Deus

Arquivo
O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos é o Cardeal Angelo Amato, membro da Família Salesiana
O Papa Bento XVI recebeu em audiência privada o prefeito daCongregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, na manhã desta segunda-feira, 27.

Durante a audiência, o Sumo Pontífice autorizou a Congregação a promulgar os Decretos a seguir:

- um milagre, atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Mariano Arciero, Sacerdote diocesano; nascido em Contursi (Itália) em 26 de fevereiro de 1707 e falecido em Nápoles (Itália) em 16 de fevereiro de 1788;

- um milagre, atribuído à intercessão do Venerável Servo de Deus Giovanni Giuseppe Lataste 
(no século: Alcide Vitale), Sacerdote professo da Ordem dos Frades Pregadores e fundador das Irmãs da Ordem Terceira de São Domingos em Betânia; nascido em Cadillac (França) em 5 de setembro de 1832 e falecido em Frasne-le-Château (França) em 10 de março de 1869;

- um milagre, atribuído à intercessão da 
Venerável Serva de Deus Maria Agnese Teresa do Ss.mo Sacramento (no século: Emanuela di Gesù Arias Espinosa), Fundadora da Congregação das Missionárias Clarissas do Ss.mo Sacramento e dos Missionários de Cristo para a Igreja Universal; nascida em Ixtlán del Rio (México) em 7 de julho de 1904 e falecida em Roma (Itália) em 22 de julho de 1981;

- um milagre, atribuído à intercessão da Venerável Serva de Deus Ildegarda Burjan, Leiga, Mãe de família e Fundadora da Sociedade das irmãs da Caritas Socialis; nascida em Görlitz (Alemanha) em 30 de janeiro de 1883 e falecida em Viena (Áustria) em 11 de junho de 1933;

- o martírio do Servo de Deus Salvio Huix Miralpeix, Bispo de Lleida; nascido em Margarita de Vellors (Espanha) em 22 de dezembro de 1877 e assassinado, por ódio à fé, em Lleida (Espanha) em 5 de agosto de 1936;

- o martírio do Servo de Deus Carlo Lampert, Sacerdote diocesano e Pró-Vigário da Administração Apostólica de Innsbruck Feldkirch; nascido em Göfis (Áustria) em 9 de janeiro de 1894 e 
assassinado, por ódio à fé, no Campo de Concentração de Halle sul Saale (Alemanha) em 13 de novembro de 1944;

- o martírio das Servas de Deus Giuseppa Martínez Pérez, da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paula, 
e 12 Companheirasassassinadas, por ódio à fé, em diversos lugares nos limites da Diocese de Valência (Espanha) entre 19 de agosto e 9 de dezembro de 1936;

- as virtudes heroicas do Beato Giovanni Marinoni (no século: Francesco), Sacerdote professo da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos; nascido em Veneza (Itália) em 25 de dezembro de 1490 e falecido em Nápoles (Itália) em 13 de dezembro de 1562;

- as virtudes heroicas do Servo de Deus Giuseppe Maria García Lahiguera, Arcebispo de Valência e Fundador da Congregação das Irmãs Oblatas de Cristo Sacerdote; nascido em Fitero (Espanha) em 9 de março de 1903 e falecido em Madri (Espanha) em 14 de julho de 1989;

- as virtudes heroicas do Servo de Deus Matteo Kadalikattil, Sacerdote Diocesano e Fundador da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus para as Mulheres; nascido em Edapady (Índia) em 25 de abril de 1872 e falecido em Palai (Índia) em 23 de maio de 1935;

- as virtudes heroicas do Servo de Deus Raffaele Dimiccoli, Sacerdote Diocesano; nascido em Barletta (Itália) em 12 de outubro de 1887 e ali falecido em 5 de abril de 1956;

- as virtudes heroicas da Serva de Deus Sofia Czeska-Maciejowska, Fundadora da Congregação das Virgens da Apresentação da Beata Virgem Maria; nascida em Budziszowice (Polônia) em data não precisa em 1584 e falecida em Cracóvia (Polônia) em 1º de abril de 1650;

- as virtudes heroicas da Serva de Deus Maria Giuseppina Benvenuti (no século: Zeinab Alif), Irmã professa da Ordem de Santa Clara; nascida no Sudão (África) entre os anos de 1845 e 1846 e falecida em Serra de' Conti (Itália) em 24 de abril de 1926;

- as virtudes heroicas da Serva de Deus Laura Meozzi, Irmã professa do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora; nascida em Firenze (Itália) em 5 de janeiro de 1873 e falecida em Pogrzebień (Polônia) em 30 de agosto de 1951;

- as virtudes heroicas da Serva de Deus Luigia (Gina) Tincani, Fundadora da União de Santa Catarina de Sena das Missionárias da Escola; nascida em Chieti (Itália) em 25 de março de 1889 e falecida em Roma (Itália) em 31 de maio de 1976.

domingo, 26 de junho de 2011

Vaticano confirma Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude em Madri

O Vaticano anunciou neste sábado oficialmente a presença do papa Bento XVI de 18 a 21 de agosto na 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri.
Com lema "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé", o encontro ocorre de 16 a 21 de agosto.
O papa irá a Madri a partir da residência de verão de Castel Gandolfo, na terceira visita durante seu Pontificado à Espanha.
Bento XVI deve confessar, como um pároco a mais, os jovens em 20 de agosto, conforme o programa do Vaticano.
Após a cerimônia de boas-vindas, no dia 18, o papa irá de papamóvel até a Nunciatura, onde ficará hospedado durante a estadia em Madri.
Às 14h15 (de Brasília) deixará a Nunciatura em direção à Praça da Independência e cruzará a pé a Porta de Alcalá com jovens dos cinco continentes.
Depois, a bordo do papamóvel, segue até a praça Cibeles, no coração de Madri, onde os jovens darão às boas-vindas e fará o segundo dos 12 discursos e homilias previstos.
Sexta-feira, 19, o Pontífice visitará o rei Juan Carlos e a rainha Sofia no palácio da Zarzuela, residência dos monarcas.
Depois se transferirá ao mosteiro de El Escorial, a 50 quilômetros de Madri, onde se reunirá com jovens religiosas no pátio de los Reyes.
Posteriormente, na basílica do mosteiro, ordem edificada por Felipe II, se reunirá com mil jovens professores universitários.
No retorno a Madri, o papa almoça com grupo de jovens na Nunciatura. À tarde, conversa com o presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, na Nunciatura.
Às 14h30min (de Brasília) será a vez do papa presidir a tradicional Via-Sacra. Cada estação será representada por uma "passagem" da Semana Santa espanhola.
No sábado, dia 20, oficia uma missa na catedral da Almudena para os seminaristas e em seguida almoça com cardeais espanhóis, bispos e o séquito papal na residência do arcebispo de Madri, o cardeal Antonio María Rouco Varela.
Pela tarde, às 12h (de Brasília) reúne-se na Nunciatura com os organizadores da Jornada e depois visita a Fundação Instituto São José, um centro para doentes administrado pela Ordem dos Irmãos de São João de Deus.
Às 15h30 (de Brasília), Bento XVI irá até o aeroporto de Cuatro Vientos, onde presidirá uma vigília com os milhares de jovens que assistirão à JMJ.
O ato começa com adoração eucarística e o Pontífice fará um discurso aos jovens, que passarão a noite no aeroporto, a onde voltará Bento XVI no domingo para oficiar a missa de encerramento do encontro e após a qual anunciará a próxima sede, que segundo disseram à Agência Efe fontes do Vaticano, será o Rio de Janeiro em 2013.
Após almoçar com cardeais espanhóis, à tarde reúne-se com voluntários da JMJ.
Ao fim da tarde retorna a Roma e segue direto para Castel Gandolfo, onde permanecerá até o fim de setembro.

sábado, 25 de junho de 2011

Diocese de Salgueiro promoveu 1º Despertar Vocacional em Bodocó, com jovens de várias Paróquias.






No domingo (29/05) foi realizado na Paróquia São José em Bodocó o 1º Despertar Vocacional da Diocese de Salgueiro. O encontro aconteceu na Escola Estadual João Carlos Lócio de Almeida. Promovido pelo SAVM (Serviço de Animação Vocacional Missionária) em parceria com o Setor Diocesano da Juventude e animação ao som da banda Sementes de Uma Nova Geração, da cidade de Trindade. Com participantes das paróquias: Araripina, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Exú, Granito, Moreilândia, Nascente, Ouricuri, Salgueiro, Serrita e Terra Nova.Contando com mais de 200 participantes, principalmente jovens, bem como padres, inclusive o pároco de Bodocó, Pe. José Gilson, irmãs religiosas e leigos, o evento objetivou a tomada de conciência sobre todas as vocações proporcionando aos jovens descobrirem a sua vocação, seja, leiga, religiosa, sacerdotal ou matrimonial.
O 'Despertar' foi encerrado com a celebração da missa, concelebrada pelo Pe. Ricardino da Paróquia de Nascente e Pe. Izidório pároco de Cabrobó-PE
As irmãs Medianeiras da Paz se Fizeram presente, na organização do evento na pessoa de Ir. Fátima Alencar, que faz parte do serviço de animação vocacional e da juventude da diocese de Salgueiro.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Por isso que Caruaru é a Capital do Forró....

Em todo o Nordeste comemoram-se os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. As festividades juninas espalham-se pro todos os recantos dessa região. mas, alguns lugares destacam-se pela tradição das festas, dentre os quais Caruaru, intitulada a Capital do Forró. Outros lugares tem ótimas festas juninas é claro, mas no Brasil e no mundo a primeira a se afamar e por isso merecedora do título foi e continua sendo Caruaru. Ouvi um pernambucano pensando o contrário, mas é porque ele desconhece a história e pouco viaja. Caruaru é reconhecida inclusive pelos ícones da música nordestina: de Luiz Gonzaga, a Elba Ramalho, às bandas de forró estilizadas, com destaque para o Gonzagão que em suas músicas destaca a cidade como a capitla do Forró.

E na frente do Convento dos Capuchinhos acende-se a grande e tradicional fogueira fetia com material que não prejudica o meio ambiente.

Planeta Brasileiro